A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 11/9, a segunda oficina de monitoramento do Projeto de Aumento de Coberturas Vacinais em Crianças e Adolescentes; uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV). O objetivo foi fomentar a qualificação dos processos de imunização nos municípios, com avaliação das rotinas de trabalho e ações respectivas.

O evento teve como público coordenadores municipais de Vigilância, Imunização e Atenção Básica e contou com a participação das referências de imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS, bem como da equipe de Atenção Primária à Saúde (APS)/ Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras). Além disso, também estiveram presentes profissionais da SES-MG e representantes do OPESV.

23.09.2024-Vacinação2-Geovana Ferreira.jpg

Durante o encontro foram discutidos todos os indicadores que estão propostos no projeto; as estratégias utilizadas, experiências exitosas e também os desafios encontrados nos territórios regionais. Na oportunidade, também foram apresentados dados dos monitoramentos realizados anteriormente.

O programa faz parte do projeto de melhoria das coberturas vacinais de crianças e adolescentes, que visa elevar as taxas de vacinação, reduzindo as lacunas existentes nas coberturas vacinais e garantindo que mais jovens e crianças estejam protegidos contra doenças preveníveis por vacinas.

Para Elice Eliane Nobre Ribeiro, referência do OPESV-UFMG, o encontro realizado foi uma ótima oportunidade de compartilhar experiências bem-sucedidas e apresentar os avanços do projeto. Ela relata: “A oficina foi bastante positiva, permitindo constatar o compromisso e as inúmeras estratégias e ações que estão sendo implementadas nos municípios”.

23.09.2024-Vacinação3-Geovana Ferreira.jpg

Regilene Abrantes, referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Governador Valadares, destacou que a oficina de monitoramento foi uma troca de experiências muito rica, na qual foram apresentadas diversas estratégias interessantes referente à cobertura vacinal. “Acredito que, ao implementarmos essas estratégias de forma colaborativa, conseguiremos aumentar a adesão às vacinas e garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

Com base nas discussões e análises realizadas durante o encontro, a expectativa é que o contínuo monitoramento e a adaptação das estratégias sejam possibilitem garantir a eficácia do projeto e o alcance das metas estabelecidas, assegurando que mais crianças e adolescentes recebam as vacinas de forma adequada e oportuna.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira