No dia 23 de agosto de 2024, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí sediou o Módulo de Acolhimento e Avaliação para profissionais do Projeto Mais Médicos para o Brasil. O evento, realizado em parceria com a Coordenação Geral de Planejamento e Programação (CGPP) do Ministério da Saúde (MS), teve como objetivo integrar aos sistema de saúde local médicos intercambistas, brasileiros, formados no exterior, oferecendo uma visão abrangente sobre as redes de atenção e os serviços disponíveis no território.

A iniciativa visou aproximar os médicos da realidade dos municípios onde atuarão, permitindo que compreendam melhor os fluxos de saúde e as pactuações existentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Participação de Janaina Costa, referência regionalizada do Programa Mais Médicos

A coordenadora da Redes de Atenção à Saúde da GRS Unaí, Amanda Mares, destacou a importância de familiarizar os profissionais com as particularidades da região. "Nossa proposta, enquanto regional, é aproximar os médicos da realidade do território, mostrando as redes de atenção e os serviços disponíveis para que eles conheçam e entendam os fluxos de saúde. Convidamos também a Vigilância em Saúde para falar sobre os agravos mais incidentes no território, o que é fundamental para a prática clínica diária", ressaltou Amanda.

Além disso, a programação incluiu discussões sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos médicos em suas unidades básicas de saúde.

A vigilância epidemiológica e temas relacionados à saúde da mulher e à saúde mental também foram abordados, trazendo uma visão ampla das necessidades de saúde da população local.

Jean Coelho, referência centralizada do Programa Mais Médicos no Ministério da Saúde, reforçou o papel do evento no aperfeiçoamento do programa. "Esse momento de acolhimento permite que os gestores e profissionais se aprofundem nos conhecimentos e legislações do programa. É uma oportunidade de dialogar sobre a importância da chegada desses médicos no território, com o objetivo de reduzir as iniquidades e desigualdades na saúde", afirmou Jean Coelho.

05.09.2024-Mais Médicos2-Eduardo Medeiros

Para os médicos participantes, o evento foi uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e melhorar o atendimento à população. Alexandre, médico do PSF Canaã, em Buritis, elogiou a organização e os conteúdos apresentados. "Foi um evento muito produtivo. Aprendemos sobre temas que vemos no dia a dia e outros que não sabíamos, como a importância das notificações de doenças, que têm um papel fundamental na destinação de recursos. É um evento que espero que se repita, pois é enriquecedor tanto para os médicos quanto para os gestores", afirmou o médico.

Janaina Costa, referência regionalizada do Programa Mais Médicos, reforçou a importância de aproximar os médicos da estrutura de saúde do território. "Percebemos que os médicos, muitas vezes, ficam limitados ao consultório e não conseguem enxergar o macro. Aproximar essa articulação faz com que todos ganhem, especialmente no olhar para o território e no conhecimento dos fluxos que existem para os pacientes. O profissional que conhece essa rede consegue ativá-la de maneira mais eficaz", explicou Janaína.

O evento de acolhimento foi um sucesso, proporcionando uma troca de experiências valiosa e fortalecendo a integração entre os profissionais de saúde e os gestores da região.

Por Gerência Regional de Saúde / Fotos: Eduardo Medeiros