O Centro Colaborador – Laboratório de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, em fase de expansão de serviços prestados aos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte de Minas, recebeu, na sexta-feira (23/8), a visita do subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi. Ele estava acompanhado da superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Aline Lara Cavalcanti Oliva, e da coordenadora de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

“Em julho deste ano o Centro Colaborador de Montes Claros iniciou a análise de amostras de água para consumo humano. Porém, já estamos em fase de definição dos fluxos para que as secretarias municipais de saúde viabilizem o encaminhamento de amostras para o diagnóstico de leishmaniose e malária. O trabalho dos centros colaboradores constitui um importante avanço para o reforço das ações de vigilância em saúde no Norte de Minas”, disse a coordenadora. Ela observa ainda que além de agilizar as análises, envolvendo um maior número de profissionais, as unidades possibilitam aos gestores rapidez nas tomadas de decisões, com isso contribuindo para reforçar e preservar a saúde da população.

26.08.2024-Centro Colaborador 1-Pedro Ricardo

Além do Centro Colaborador da SMS de Montes Claros, em abril deste ano o Laboratório de Entomologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), sediado em Salinas, iniciou a realização de análises laboratoriais para o diagnóstico da doença de Chagas, malária, leishmanioses tegumentar e visceral, vetores da febre maculosa, dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela. A unidade tem capacidade para realizar cinco mil análises por ano, com liberação de resultados dos exames até 72 horas após o recebimento das amostras.

Durante a visita, Eduardo Prosdocimi disse à biomédica Josiane dos Santos e ao gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Ezequiel da Silveira Viana, que “o Centro Colaborador de Montes Claros possui excelente estrutura e, por isso, a tendência é de que a prestação de serviços aos municípios seja ampliada de forma crescente, viabilizando com isso o reforço das ações de vigilância epidemiológica e de saúde no Norte de Minas”.

26.08.2024-Centro Colaborador 2-Pedro Ricardo

O serviço
Os Centros Colaboradores, instituídos em 2022 pela SES-MG, são unidades laboratoriais especializadas e estão inseridos em secretarias municipais de saúde; universidades estaduais ou federais; centros de pesquisa ou em entidades filantrópicas. Devem apresentar instalações físicas, equipamentos, protocolos técnicos e profissionais aptos para desenvolver atividades relacionadas à vigilância laboratorial em amostras biológicas.

As instituições credenciadas atuam na investigação das arboviroses dengue, zika, chikungunya, febre amarela, febre do Nilo Ocidental, febre de Mayaro e infecção pelo vírus Oropouche.
Também atuam na investigação de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave associada ao coronavírus, influenza e outros vírus respiratórios; doenças febris, entre elas, febre maculosa; meningoencefalite viral; viroses emergentes ou reemergentes (hantavirose, Poxvírus) e outros patógenos que venham a emergir em Minas Gerais.

Para viabilizar a descentralização da vigilância laboratorial a SES-MG disponibilizou R$ 52,3 milhões para que as instituições, por meio da técnica de biologia molecular, possam atuar na investigação de doenças de notificação compulsória. Para o Norte de Minas foram disponibilizados mais de R$ 3,5 milhões.

Por Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo