Garantir o acesso à água, em quantidade e qualidade adequadas à população, é uma premissa do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), do Ministério da Saúde.

Como instrumento de gerenciamento e monitoramento do programa, o SISAGUA, sistema de informação alimentado pelos profissionais de saúde dos municípios, gera dados importantes para a tomada de decisão acerca da água de consumo humano no território.

Dada a importância do serviço no processo de vigilância em saúde, no dia 21/4, quarta-feira, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, realizou treinamento na modalidade híbrida – presencial e à distância –, sobre o Programa VIGIAGUA, bem como o sistema SISAGUA. Nessa modalidade, foi possível a participação de 100% dos municípios da área de atuação da GRS.

O treinamento teve duração de 3 horas, com abordagens teóricas e práticas. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar o sistema SISAGUA por meio do módulo treinamento, disponibilizado no próprio instrumento.

Foto: Diane Menezes

“O fortalecimento das ações do VIGIAGUA é fundamental para assegurar a qualidade da água consumida pela população e proteger a saúde pública”, disse Rosiane Pereira, referência técnica do Sistema SISAGUA na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ela destacou a iniciativa da GRS Pirapora em promover um treinamento junto aos municípios sobre o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o SISAGUA, que é um dos instrumentos do Programa VIGIAGUA. “O objetivo do programa é auxiliar no gerenciamento das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, caracterizar o abastecimento de água  e respectiva inferência sobre sua qualidade, além de identificar as vulnerabilidades relacionadas ao consumo de água pela população”, completou Rosiane.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS, Diane Menezes, destacou que é necessário um gerenciamento de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano. Segundo a coordenadora, o serviço regional de saúde tem trabalhado na lógica de promover o fortalecimento das ações do VIGIAGUA no território, com metodologias que valorizam a participação e qualificação dessa força de trabalho municipal, fundamental para o sucesso do Programa.

Com iniciativa da equipe técnica da regional de saúde, que solicitou uma atualização pelas referências do SISAGUA no nível central da SES-MG. ”A realização do treinamento também era uma demanda trazida pelos municípios da microrregião de Saúde de Pirapora”, lembrou Adailson Santos, referência técnica regional do VIGIAGUA.

Entre os participantes do treinamento, o servidor do município de Várzea da Palma, João Emerson Gomes, reforçou a importância dos treinamentos sobre o Programa, uma vez que a rotatividade de profissionais nos municípios é grande. “A reciclagem é necessária para que técnicos municipais estejam atualizados”, afirmou Gomes.

Por Luciana Veloso