A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), em consonância com o planejamento estratégico elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o quadriênio 2023-2026, está desenvolvendo, de forma intersetorial, o projeto estruturador denominado “Educação e Controle das Arboviroses”. A equipe esteve reunida no dia 14/8 para alinhamento e providências sobre o indicador definido. O projeto está sendo executado pela SRS atendendo à iniciativa proposta pela SES, que consiste em considerar o cenário de cada região, sendo elencada uma questão em saúde pública para que se proponha um projeto com metas definidas e ações alinhadas a ser entregue à população. Atualmente, 53 projetos estão em desenvolvimento no Estado, que teve início em junho de 2024.

Dentre as propostas discutidas no âmbito da SRS Varginha, o grupo de trabalho, que é composto pelas coordenadorias da SRS, priorizou a temática “Vigilância em Saúde”, voltada para as arboviroses. Para tal definição, foram considerados critérios de gravidade, urgência e tendência.

Equipe da SRS se reúne para elaboração de projeto prioritário

A alta incidência de casos de arboviroses - que são doenças causadas por arbovírus, como dengue, zika e chikungunya - na macrorregião de Saúde Sul no ano de 2024 foi um motivador na escolha do tema pela SRS Varginha.

Percebendo a necessidade de aprimoramento na organização dos serviços, acessibilidade e manejo do paciente, a Regional encabeça o projeto que possui como objetivo final a redução da mortalidade e morbidade associadas a essas doenças, por meio de ações direcionadas. Capacitações de profissionais de saúde, visitas de supervisão in loco, implementação de medidas integradas de prevenção e controle, mobilização social, parceria com consórcios intermunicipais de saúde são alguns exemplos de atividades a serem desenvolvidas para o alcance dos objetivos propostos. O projeto, gerenciado pela referência do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS, Renata Siqueira Julio, está em fase de desenvolvimento, já havendo motivado quatro reuniões de acompanhamento.

“Embora a última epidemia de dengue tenha afetado diversas regiões do estado e do país, os determinantes do problema podem diferir entre as regiões. Isso requer a implementação de estratégias de prevenção adaptadas às características específicas de cada área. Dado que o projeto foi integralmente elaborado pela equipe da SRS Varginha, considerando a realidade do território e as parcerias locais, ele tende a alcançar resultados positivos”, analisou Renata.

Representantes dos consórcios se reúnem na SRS com equipe intersetorial

No reunião do dia 14/8, foram feitas apresentações relativas ao andamento do projeto, definição de estratégias, desdobramentos das atividades em andamento, identificando, por exemplo, a necessidade de definir a relação de equipamentos e insumos para a estruturação das salas de hidratação venosa, cujo processo de aquisição se dará via consórcios públicos intermunicipais de saúde (CIS). Para tal, foi definido o agendamento de reunião, para 20/08, entre representantes do Núcleo de Gestão, Vigilância, Farmácia e Assistência à Saúde da SRS para que, juntamente com técnicos indicados que possuam conhecimento específico (consórcios, municípios) relacionem os insumos necessários para a montagem de uma sala de hidratação, baseados na Nota Técnica SES/SUBVS-COE-MINAS-ARBOVIROSES de nº 21/2024 - estratégia que constitui medida de controle e assistência no escopo das arboviroses.

Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente regional de Saúde de Varginha, participou ativamente das definições para a escolha do indicador que norteará o projeto. No dia 15/8, esteve reunido com Hugo Carvalho da Silva e Josimar Jorge dos Reis, representantes, respectivamente, dos consórcios da região - Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav) e Consórcio Intermunicipal de Saúde Circuito das Águas (CIS Circuito das Águas), para alinhamento e definições acerca do projeto.

“De acordo com Luiz Paulo, como país em desenvolvimento, o Brasil vive o desafio de um cenário epidemiológico complexo: a despeito da prevalência das condições crônicas não-transmissíveis, convive, ainda, com doenças transmissíveis, a exemplo das arboviroses. “A macro Sul, vivenciando essa complexidade, deparou-se com epidemia de dengue sem precedentes em período recente. A fim de gerar valor aos municípios do território, a SRS optou por elaborar projeto estratégico visando aprimorar a atuação do setor saúde neste enfrentamento, estabelecendo parcerias com diversas instituições - dentre elas, os consórcios - de modo a lançar mão da expertise que possuem em assuntos relacionados ao SUS nos municípios”, destacou o superintendente.

Por Tânia Corrêa / Foto: Tânia Corrêa