O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Cievs) Regional de Montes Claros concluiu, na sexta-feira (16/8), a realização de reuniões com os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia de instituições sediadas em Montes Claros, com o objetivo de atualizar informações e reforçar a importância da notificação de doenças que são de interesse da saúde pública. Os encontros envolveram a participação de profissionais que atuam nas coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e dos hospitais Santa Casa, Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Universitário Clemente de Faria e das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira.

A iniciativa do Cievs foi iniciada em junho, com a realização de encontro com profissionais do Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas, que é uma das nove instituições do Norte de Minas que compõem as Redes Estadual e Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh). Além dos hospitais de Montes Claros, também possuem núcleos de epidemiologia o Hospital Municipal São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus; Hospital Municipal de Francisco Sá e o Hospital Regional de Janaúba.

19.08.2024-2-Hospital Aroldo Tourinho

“O objetivo do Cievs é fortalecer a troca de experiências com as instituições e aprimorar as ações de monitoramento e notificação de problemas de saúde que possam causar riscos a um grande número de pessoas. Esse monitoramento é de fundamental importância para que os municípios, o Estado e o Ministério da Saúde possam tomar as decisões em tempo oportuno, reduzindo com isso os danos à saúde da população”, explica a coordenadora do Cievs e da vigilância em saúde na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

19.08.2024-2-Hospital Dilson Godinho

Ainda neste segundo semestre o Cievs realizará reuniões com os demais hospitais que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. A proposta é agilizar a implantação de novos núcleos de vigilância epidemiológica no Norte de Minas. Isso porque, a detecção, monitoramento, notificação oportuna e imediata de agravos que colocam em risco a saúde pública é de responsabilidade de todos os profissionais de saúde, entre eles médicos ou responsáveis por serviços públicos e privados das áreas de saúde, educação, hemoterapia, laboratórios e instituições de pesquisa.

Além do apoio do Cievs Regional - telefone (38) 2103-3600 -, nos finais de semana os profissionais podem formalizar as notificações por meio do telefone do plantão (31) 99744-6983.

Por Pedro Ricardo / Fotos Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros