A Fundação Ezequiel Dias (Funed), na última semana, foi palco da entrega simbólica de obras importantes para a instituição, como o recapeamento de suas ruas, a reforma do prédio da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e do galpão do Programa Ciência em Movimento. As melhorias visam trazer mais segurança e comodidade para os servidores e chancelam as comemorações dos 117 anos da Funed, celebrados neste mês de agosto.

Lucas Santos

Para o presidente da Funed, Felipe Attiê, é indispensável tratar as instalações da Fundação com carinho, garantindo a segurança dos servidores em suas atividades. “Em apenas um ano e meio de gestão, conseguimos feitos inéditos. Aproveito a oportunidade para agradecer ao governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões, por atender prontamente nossas demandas, e sobretudo ao trabalho da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças (DPGF), do assessor Paulo Márcio, e de todos os servidores. Ainda há muito o que fazer, mas estamos no caminho certo”, enfatizou.

A Funed recebeu, na solenidade, autoridades do estado, como o deputado estadual Antônio Arantes, que acompanhou o presidente em comitiva em pontos estratégicos da instituição que foram reformados. “Aproveito esse evento para cumprimentar todos da Fundação pela importância desse trabalho. Para quem não me conhece, eu também já fui prefeito de Jacuí, uma cidadezinha do interior e, desde a década de 80, tenho muito respeito e gratidão pelo serviço prestado por vocês em prol da saúde da população. Quando o Felipe assumiu esse desafio, sabia que ele enfrentaria inúmeras dificuldades, mas estou muito feliz por fazer parte dessa parceria”, reforçou o deputado.

De acordo com o chefe da Divisa, Kleber Baptista, a reforma do prédio é um presente não só para a Fundação como para a saúde pública do estado. Ele reforçou que foram quatro anos de espera e agradeceu a atual gestão por dar prioridade à obra. “Lembro do primeiro andar 'decorado' com mais de trinta escoras. A sensação é de alívio e alegria, já que os servidores voltarão ao local de trabalho com segurança. Além disso, a Funed poderá retomar as atividades que ficaram suspensas nesse período, ampliando nosso portfólio analítico na área da Vigilância Sanitária e Ambiental. Agradeço a todos por essas melhorias, principalmente aos meus colegas servidores que, mesmo com tantos problemas, demonstraram consciência e comprometimento e não se deixaram abater pelas dificuldades”, reconheceu.

“Um calor insuportável”. É assim que a chefe do Serviço de Popularização da Ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Priscila Moreira Tavares, se refere ao Galpão do Programa Ciência em Movimento antes da reforma. “Vi como minha obrigação oferecer um espaço digno para a equipe envolvida no programa, em retribuição a tantos anos de serviço. Agradeço a todos pela resiliência por ficar ali, esperando esse tempo todo, espalhados pela Funed. Agora, vocês terão um local adequado condizente com suas atividades”, afirmou.

Segundo diretor da DPGF, Dimitri Assis de Souza, as últimas entregas tornam visíveis não só o empenho da Diretoria, como de todas as divisões sob responsabilidade dessa área meio. “A Engenharia tem protagonismo nessa história, mas agradeço sobretudo à equipe da Divisão de Compras e Gestão de Contratos (DCGC), que se desdobrou para resolver trâmites burocráticos de alta complexidade, viabilizando nossas entregas. Um agradecimento especial ao presidente da Funed, que confiou no meu trabalho. O meu sonho é que a Funed seja reconhecida como o maior laboratório do Brasil. Temos equipe e expertise para isso e juntos continuaremos a escrever essa história, pois há muitas conquistas a serem alcançadas”, exaltou.

Por Janaína Santos (ACS Funed)