Na última quarta-feira (14/8), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares sediou uma reunião com os cinco municípios que necessitam melhorar o desempenho no Índice de Qualidade de Gestão Municipal da Saúde (IQGMS), que estratifica os municípios e desenvolve um ranking que possibilita identificar as potencialidades e fragilidades de discussão em cada uma das áreas que compõem o sistema de saúde local. Estiveram presentes todas as coordenações da SRS, juntamente com três dos cinco municípios que possuem oportunidades de melhoria: Sardoá, Jampruca e Santa Maria do Suaçuí.

O IQGMS é uma iniciativa que, há mais de quatro anos, vem sendo realizada pela SRS Governador Valadares, envolvendo os 51 municípios da macrorregião de Saúde Leste, buscando desdobrar efeitos da qualificação da gestão a uma população de aproximadamente 700 mil usuários.

19.08.2024 IQGMS 2-Geovana Ferreira

A reunião teve como objetivo principal fomentar visão estratégica do sistema de saúde local entre os secretários municipais de Saúde e seus respectivos coordenadores, visando implementar intervenções favorecedoras a melhores resultados.

No âmbito deste projeto, encontros gerenciais com equipes municipais - coordenadores e gestores de saúde - são incentivados a partir da análise de desempenho individuais e personalizadas, e ciclos de melhoria contínua são estimulados, buscando fortalecer a governança local e a entrega de valor em saúde, em perspectiva de cuidado integral.

19.08.2024 IQGMS 3-Geovana Ferreira

Um dos temas que deram início à reunião foi a gestão em saúde orientada a resultados e a importância de inserir na rotina ferramentas de planejamento que dêem maior capacidade de gerenciamento das áreas do sistema de saúde.

Posteriormente, foram abordados os temas críticos de cada uma dos eixos do IQGMS - Atenção Farmacêutica, Regulação, Vigilância em Saúde, Assistência, Governança e Prestação de Contas.

O IQGMS estratifica os municípios e desenvolve um ranking que possibilita identificar as potencialidades e fragilidades de discussão em cada uma das áreas que compõem o sistema de saúde local. Foram reunidos, no encontro em Governador Valadares, aqueles que vêm apresentando oportunidades de melhoria, na tentativa de incentivar medidas corretivas que produzam efeitos na evolução de desempenho, e por consequência, melhor entrega de serviços ao cidadão.

Para o superintendente Regional de Saúde, Romulo Gusmão, iniciativas como o IQGMS são uma oportunidade da Unidade Regional de Saúde (URS) legitimar seu papel, enquanto Estado, no apoio aos gestores frente a complexa tarefa de organizar ações integrais de saúde, dando resposta às necessidades do território, conforme prevê a legislação estruturante do SUS. “Não é possível produzir impacto sem que façamos movimentos proativos, decorrente daquilo que conseguimos identificar nesses movimentos de monitoramento. As mesmas ações para os mesmos problemas, vão nos levar ao mesmo resultado. É preciso, então, transformar e qualificar as práticas de gestão, se quisermos entregar o melhor à população sob nossa responsabilidade sanitária, se estamos pensando, acima de tudo, na entrega de valor público / valor em saúde ao cidadão”.

Fabrício Barbosa, secretário de Saúde da cidade de Sardoá, ressalta a importância de reuniões produtivas e resolutivas para atingir as metas, com foco em soluções práticas e eficazes. Ele também enfatiza que a colaboração mútua, a definição clara de prioridades e o comprometimento de todos são peças-chaves para um progresso de sucesso.

A expectativa é que os municípios participantes melhorem seu desempenho no IQGMS, e que com isso, cada equipe local se empenhe na organização e implementação das ações e programas de saúde que irão tornar mais concretas as possibilidades de uma atenção integral e efetiva aos usuários do serviço.

Por Geovana Ferreira (estagiária sob supervisão)