A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) e em parceria com as referências do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), realizou, no dia 9/8, o acolhimento dos gestores e dos novos profissionais do programa. Nove municípios da Regional vão receber os médicos, o que vai possibilitar a melhoria e a ampliação do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Nota Técnica n° 15/2024 da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (MS), o Programa Mais Médicos para o Brasil constitui o chamado eixo de provimento emergencial do referido programa. O PMMB é voltado a diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde, a fim de reduzir as desigualdades regionais da área da saúde e aprimorar a formação médica no país, proporcionando maior experiência no campo de prática médica durante o processo de formação e aperfeiçoando médicos para atuação nas políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do SUS, sendo operacionalizado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, mediante suas secretarias, com a cooperação dos demais entes federativos - Estados e municípios.

14.08.2024-Mais Médicos1-Ana Luíza Carvalho Reis-GRS Januária

Nove municípios da área de abrangência da GRS Januária foram contemplados com médicos intercambistas do PMMB, sendo eles; Brasília de Minas, Cônego Marinho, Ibiracatu, Januária, Manga, Miravânia, Pintópolis, São Francisco, Urucuia.

A referência centralizada do PMMB do Ministério da Saúde, Jean Augusto Coelho, pontuou que o acolhimento junto aos profissionais da medicina e gestores das microrregiões de Saúde da GRS Januária é um momento ímpar que visa fortalecer a implementação efetiva do Projeto Mais Médicos para o Brasil nos territórios. “A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde, tem promovido diversas ações para que a população conte com um cuidado maior e promoção da saúde, além da prevenção de doenças crônicas e agravos”.

14.08.2024-Mais Médicos3-Ana Luíza Carvalho Reis-GRS Januária

Para Janaina Roberta Costa, referência descentralizada do PMMB do Ministério da Saúde, “o evento de acolhimento realizado na área de abrangência da GRS Januária é uma resposta a um trabalho árduo para fomentar a eficiência desses profissionais na sua atuação dentro da atenção primária”. Janaina ressaltou que tal acolhimento favorece a fixação do profissional médico do Programa Mais Médicos no território de trabalho, devido às explanações sobre as potencialidades locais que o encontro proporciona.

“A Atenção Primária à Saúde (APS), como porta de entrada do Sistema Único de Saúde e ordenadora da rede de atenção, precisa ter profissionais dispostos a promover a população um cuidado integral, continuado e compartilhado com os demais serviços do território”, conforme esclareceu Ioná de Carvalho Lisboa, dirigente da Gerência Regional de Saúde de Januária. Segundo ela, este momento foi importante para o acolhimento e repasse de informações necessárias aos profissionais médicos recém-admitidos nesta etapa sobre a área de abrangência da GRS Januária bem como do Norte de Minas Gerais.

Por Gerência Regional de Saúde de Januária / Fotos: Ana Luíza Carvalho Reis - GRS Januária