O Governo de Minas repassou R$ 3,681 milhões para ampliar a cobertura vacinal na Regional de Saúde de Teófilo Otoni. O recurso foi disponibilizado para a compra de nove Vacimóveis que, por meio da vacinação, ajudarão na vacinação extramuros visando controlar e até mesmo erradicar doenças. Para cada Vacimóvel foi disponibilizado o valor de R$ 409 mil, sendo contemplados dois consórcios e um município, Teófilo Otoni.

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, controlar e até mesmo erradicar doenças em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES MG) lançou o programa Vacina Mais Minas, que tem como uma de suas estratégias o Vacimóvel. Este veículo é uma van, adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

14.08.2024-Vacimóvel Teófilo Otoni 1

“O Vacimóvel tem o potencial de ampliar a cobertura vacinal nos municípios ao facilitar a mobilização das equipes de vacinação e a regularização da situação vacinal de comunidades inteiras, aplicando todas as doses oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações”, declarou o dirigente da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Maria Amélia Cardoso Mares Porto, explica que, de acordo com a Deliberação SES-MG nº 4.302/2023, todos os municípios mineiros com 50 mil habitantes ou mais receberam o valor de 409 mil para a compra do veículo. “Já os consórcios foram contemplados com um Vacimóvel para cada cinco municípios consorciados”, informou a coordenadora.

Na área de abrangência da SRS de Teófilo Otoni (32 municípios), foram contemplados com essa iniciativa o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Saúde - Médio Mucuri (Cismem), localizado no município de Águas Formosas, com dois veículos (total 818 mil reais); o Consórcio Intermunicipal de Saúde entre os Vales Mucuri e Jequitinhonha (Cisevmj), localizado em Teófilo Otoni, com seis veículos (total 2,454 milhões); e, o município de Teófilo Otoni, com um Vacimóvel (409 mil reais).

O Cismem recebeu os Vacimóveis, na sexta-feira, 9/8. Os veículos encontram-se no pátio do consórcio. O Secretário Executivo do Cismem, Fábio Carvalho Correia, explicou que o próximo passo é se reunir com o conselho da microrregião de Saúde de Águas Formosas para alinhar os processos de atendimento, cronograma de vacinação, definir motoristas e rotas para enfim levar o serviço à população. “A expectativa é que sejam atendidas cerca de 44.539 mil pessoas residentes dos municípios de Águas Formosas, Bertópolis, Fronteira dos Vales, Machacalis, Santa Helena e Umburatiba”, ressaltou Fábio.

O Cisevmj e o município de Teófilo Otoni já receberam o recurso e aguardam a entrega dos veículos. Alguns municípios, com recursos próprios, já haviam executado ações semelhantes, em que o veículo muitas vezes era chamado de carro da vacina, mas a ação não era ainda uma política de Estado. Com esse incentivo, o objetivo é fazer com que todos os municípios mineiros ampliem as estratégias para aumento da cobertura vacinal.

Por Déborah Ramos Goecking / Foto: Tássio Corrêa