A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou, na terça-feira (13/8), a capacitação sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL) e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, que, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), é um conjunto de normas que regulam a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.A NBCAL é importante para a promoção do aleitamento materno junto com a alimentação saudável.

Participaram da capacitação os coordenadores e fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) dos municípios assistidos pela SRS Coronel Fabriciano. No diálogo com os integrantes dos municípios, foram abordados o atual cenário do aleitamento materno e a fiscalização dos produtos da NBCAL.

14.08.2024-NBCAL 1 - SRS Coronel Fabriciano

Aline Santos, nutricionista da SRS Coronel Fabriciano, explica que a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes é regulada pela Anvisa e cabe às vigilâncias estaduais e municipais fiscalizar essa norma. “São normas relacionadas à exposição desses produtos, propaganda, marketing de produtos, tanto quanto às fórmulas infantis, leites, mamadeiras, bicos e chupetas”, disse.

A nutricionista ainda revela que o marketing inadequado pode impactar no interrompimento do aleitamento materno pela mãe do bebê e na utilização de produtos. “Quando a gente pensa na promoção do aleitamento materno, a gente tem que pensar também não somente em ação educativa para as mães e gestantes, mas também naquilo que pode influenciar a mãe a parar de amamentar”, completou.

14.08.2024-NBCAL 2 - SRS Coronel Fabriciano

A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Coronel Fabriciano, Mikaela Silva, que participou da capacitação, explica que a ação sobre a norma é de extrema importância para a promoção do aleitamento materno junto com a alimentação saudável. “Isso vai refletir lá na frente na vida das crianças. Então, isso vai prevenir doenças, alergias. O consumo desses alimentos, sem ser de maneira regulamentada e de forma desordenada, só vai trazer prejuízos para essas crianças futuramente”, detalhou.

Mikaela ainda acrescentou que, para a mãe, o aleitamento materno também é de extrema importância para prevenir problemas de saúde. Os problemas no aleitamento materno trazem prejuízos tanto para as crianças quanto para a mãe também. “O leite materno é o alimento que a gente considera o padrão ouro para oferecer para as crianças. Ajudando na prevenção de doenças, ele é importante para a imunidade, o desenvolvimento da criança, a prevenção da obesidade, as doenças crônicas e também vai ajudar a mãe na questão de prevenção do câncer de mama e de outros tipos de doença que a mãe também pode desenvolver, mas que a amamentação vai estar ajudando ativamente nisso”, completou.

Por Gabriel Barroso - estagiário sob supervisão/Gabriel Barroso /Fotos: Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano