A 1ª Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu nessa terça-feira (13/8), na Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi um sucesso. A iniciativa é uma realização da Associação dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (ATAMG) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), em parceria com a Funed. Além de ser incentivo aos produtores da agricultura familiar, a feira foi um presente para os servidores, no mês em que a Fundação celebra 117 anos.

Crédito: Zero31 Comunicação

Segundo o presidente da Funed, Felipe Attiê, o evento chega para retribuir aos servidores e colaboradores o empenho e dedicação com as entregas recentes, como o recapeamento das ruas da Fundação e a reforma estrutural do prédio da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa). “Agradeço a todos, principalmente ao diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Dimitri Assis, e ao assessor da Presidência, Paulo Márcio de Carvalho, que se envolveram diretamente nesse projeto-piloto. É um privilégio estimular a agricultura familiar, algo tão presente em nosso estado, em parceria com a ATAMG e com a Emater–MG”, ressalta.

Crédito: Zero31 Comunicação

O presidente também agradeceu a presença do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, um dos interlocutores para a vinda da feira. “Agradeço ao deputado que, desde que assumi a gestão da Funed, não mediu esforços para nos ajudar a reerguer a Fundação, uma determinação do governador Romeu Zema e do seu vice, Mateus Simões”, pontua.

O evento também contou, entre outras autoridades, com a presença do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, que destacou a importância de trazer os produtos da agricultura familiar para Belo Horizonte, um grande centro urbano, e dentro de uma instituição de renome, como a Funed. “Todos se beneficiam da feira: o servidor que tem acesso a alimentos frescos e produtos de qualidade, e o expositor, que tem a oportunidade de oferecer seu serviço. O projeto itinerante percorrerá ainda outros 50 pontos de encontro da Região Metropolitana de BH. Agradecemos pelo apoio e acolhida dos servidores da Funed”, destaca.

Quem participou do evento pode apreciar produtos típicos da culinária mineira, como o tradicional queijo, doce de leite, hortaliças e café. Havia ainda stands com artesanato, pães, carne de porco defumada, aperitivos, temperos, entre outras iguarias de dar água na boca. Tudo isso ao som de muita música boa.

Por Janaína Santos