Representantes das secretarias estaduais de Saúde de Goiás e Pernambuco visitaram, no dia 2/8, a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência das Macrorregiões Sudeste e Leste do Sul (Cisdeste), em Juiz de Fora, com o objetivo de conhecerem as experiências exitosas desenvolvidas.

Tanto a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), como a de Pernambuco pretendem implementar um consórcio em seus territórios. E o modelo de gestão do Cisdeste chamou a atenção.

Representantes do Cisdeste, SES-MG, Cosems-MG e SES-GO
Para o secretário de Estado de Saúde de Goiás, Rasível dos Reis Santos Júnior, o fato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ser gerenciado por um consórcio traz muitos benefícios para toda a região.

“Por meio da tipologia hospitalar bem desenhada que foi criada aqui, é possível colocar o paciente no lugar certo, no tempo certo”, declarou o secretário.

Outra questão apontada pelo secretário foi a eficiência do modelo no sentido de reduzir mortes evitáveis. “Com essa estrutura é possível tirar do papel um dos princípios mais difíceis do SUS, que é a equidade”, reforçou Rasível do Reis.

Superintendente Renan Guimarães apresentando o funcionamento da macrorregião de Saúde Sudeste

Pelo estado de Pernambuco, a secretaria de Estado de Saúde foi representada pela secretária executiva de Atenção à Saúde, Domany Cavalcanti Gonzaga da Silva. A secretária ficou esperançosa após a visita e agora pretende trazer a equipe para conhecer o trabalho do consórcio.

“O sucesso da implantação desse serviço depende muito do grau de comprometimento das equipes. E isso eu pude perceber aqui. Muito comprometimento da equipe e também apoio político”, salientou Domany Cavalcanti.

Quem também participou da apresentação e da troca de experiências foi o superintendente da Unidade Regional de Saúde (URS) Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira. Ele destacou a importância de compartilhar a experiência do consórcio após 10 anos de implantação.

“Pudemos abordar o avanço da rede, da atenção dada aos pacientes, mas também abordamos o que esperamos para o futuro. Afinal, estamos trabalhando para melhorar a rede e proporcionar um atendimento cada melhor ao paciente”, disse Renan.

O secretário executivo do Cisdeste, Denys Arantes Carvalho, se prontificou a apoiar os dois estados na implantação do serviço. “Nossa equipe está apta a passar a experiência e a vivência desses 10 anos de consórcio para que a implantação nos dois territórios seja facilitada”, observou.

O Cisdeste
O Samu 192 – Cisdeste é um consórcio 100% público, tripartite - ou seja, envolve os governos federal, estadual e municipal -, que reúne 147 municípios das regiões de Saúde Sudeste e Leste do Sul do estado de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de Urgência e Emergência. Com o consórcio, viabiliza-se a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo.

A sede do Cisdeste está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6 Unidade de Suporte Básico (USB) e 2 Unidade de Suporte Avançado (USA). Na região que integra o consórcio há, ainda, outras 54 ambulâncias.

Por Jonathas Mendes / Fotos: Assessoria de Comunicação Cisdeste