A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, entre os dias 6 e 8/8, realizou o curso teórico-prático para Agentes de Combate a Endemias (ACE) sobre Vigilância da Febre Maculosa e outras riquetsioses, que são doenças infecciosas causadas por bactérias da família Rickettsiaceae e transmitidas por carrapatos, ácaros ou piolhos.

O treinamento foi conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvisa) da GRS Januária, tendo como objetivo capacitar os ACEs na vigilância e no manejo da febre maculosa e outras riquetsioses.

12.08.2024-Febre maculosa2-Fernando Magalhães

Giovani Pontel Gonçalves, técnico de entomologia do laboratório da Funed, explicou sobre o treinamento sobre a investigação da febre maculosa. “O objetivo é capacitar para que os Agentes de Combate a Endemias (ACE) de cada município presente possa realizar um trabalho de investigação entomológica com relação a febre maculosa: o que é, quais os seus sintomas, qual agente transmissor e meio de coleta do mesmo, como se dá a transmissão, entre outras questões fundamentais que giram em torno da doença”.

12.08.2024-Febre maculosa4-Fernando Magalhães

Para Fernando Magalhães, referência técnica do Programa de Febre Maculosa da GRS de Januária, o curso chega em um momento de alerta epidemiológico para o norte de Minas, com o caso de febre maculosa confirmado em Montes Claros. “A capacitação dos profissionais de saúde é importante para manter uma vigilância ativa e eficaz, permitindo o monitoramento do território e, em caso de suspeita de febre maculosa, os profissionais estarem aptos a investigação e o controle rápido da doença que, por vezes, se desenvolve de forma grave”.

A parte teórica do treinamento ocorreu no auditório da GRS Januária, no dia 6/8, foi realizada por meio de aulas em vídeo a respeito da bactéria Riquetse, transmissora das riquetsioses. Ainda no dia 6 e no período de 7 e 8/8 ocorreu o módulo prático do treinamento na propriedade rural Sítio do Cavalo, no povoado das Moradeiras, pertencente ao município de Januária. As ações práticas envolveram a coleta do parasita no pasto e em animais de grande porte (bovinos e equinos), o acondicionamento em recipiente apropriado com álcool isopropílico ou álcool absoluto e envio para análise no Laboratório de Entomologia do Serviço de Doenças Parasitárias da Funed.

12.08.2024-Febre maculosa3-Fernando Magalhães

Para participarem do treinamento, os municípios necessitavam apresentar um dos critérios: ser sede de microrregião de saúde, ter apresentado caso suspeito ou ser limítrofe ao município de Montes Claros, cidade que está em alerta epidemiológico por apresentar um caso confirmado de febre maculosa. Os municípios que participaram da capacitação foram Campo Azul, Itacarambí, Januária, Juvenília, Manga, Montalvânia, Patis, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João da Ponte, Ubaí, Urucuia e Varzelândia.

Thonuy Anthoninn Fagundes, ACE do Município de São João da Ponte, ressaltou que a capacitação propiciou o aprendizado de como capturar o agente transmissor e enviar para análise. “Aprendemos também sobre a importância da febre maculosa, uma doença que, se não for diagnosticada rapidamente, leva a pessoa a óbito. Além disso, conhecemos sobre a necessidade da conscientização da população a respeito da transmissão, que ocorre pela picada do carrapato. A febre maculosa é uma doença pouco conhecida em nossa região, necessitando de intensa mobilização dos profissionais de saúde e da população para o diagnóstico e controle rápido”.

Por Gerência Regional de Saúde de Januária / Fotos: Fernando Magalhães - GRS Januária