Vinte e dois municípios da macrorregião de Saúde Sul, na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, assumiram, nos meses de abril e maio deste ano, a gestão de seus respectivos prestadores de serviços de saúde de média e alta complexidade, o que significa que a administração destes estabelecimentos - tais como hospitais, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), laboratórios - passa a ser de competência municipal. Como apoio para esta transição, a Coordenação de Acesso ao Serviços de Saúde (Cases), da SRS Varginha promoveu, nos dias 8 e 9/8, uma capacitação para os técnicos dos sistemas de informações municipais sobre o trabalho relacionado ao registro das produções destes prestadores, voltada para os sistemas CNES, SIA-SUS, SIHD e e-SUS. O treinamento ocorreu no laboratório de informática da Regional.

Por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.498, publicada em 6 de dezembro de 2023, os municípios passaram a gerir seus respectivos prestadores de serviços de saúde de média e alta complexidade e, para que este compromisso que as administrações municipais assumiram seja executado da forma mais adequada e eficiente, a SRS Varginha vem articulando ações que fortalecem a gestão municipal e garantem que o serviço de saúde permaneça sendo ofertado da melhor maneira. Um exemplo são as capacitações individuais dos técnicos dos municípios envolvidos com o processamento da produção ambulatorial e hospitalar.

Superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi, realiza abertura da capacitação

O treinamento realizado nos dias 8 e 9/8 foi ministrado pelo ex-servidor municipal Renato Arantes, atuante por 14 anos como Técnico de Processamento em Carmo de Minas.

Luiz Paulo Riceputi Alcântara, Diretor da SRS Varginha, realizou a abertura da capacitação dando as boas vindas aos técnicos municipais e abrindo as portas do laboratório recém inaugurado na SRS. “Por conta da relevância dos sistemas de informação para o planejamento de políticas públicas de saúde, a SRS Varginha optou por estruturar este importante espaço de qualificação, a fim de promover a capacitação, por meio da educação continuada, daqueles que atuam com a alimentação destes sistemas na rede Sistema Único de Saúde (SUS), gerando informações confiáveis aos tomadores de decisão.”

Técnicos dos sistemas de informações municipais participam de capacitação no Laboratório de Informática da SRS Varginha

Sobre o conteúdo da capacitação, Luiz Paulo, que atuou por cerca de 9 anos no Núcleo de Regulação da SRS, completou afirmando que “a correta e efetiva alimentação dos sistemas de informação em saúde é ação primordial, não apenas no caso específico dos sistemas atrelados à Regulação, por impactarem no financiamento dos prestadores de saúde, mas sobretudo pela importância do fornecimento de dados fidedignos que, uma vez transformados em informação, subsidiam a elaboração de políticas públicas e a tomada de decisão pelos gestores do setor”. Todo o processo de capacitação foi acompanhado e apoiado pelo coordenador da Case - Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde - da SRS Varginha, Luís Wagner, que, há 29 anos trabalha com a regulação do SUS.

Na capacitação realizada por Renato Arantes os municípios foram divididos em 2 grupos de capacitação de acordo com o período da competência assumida - abril, ou maio - e foi abordado, de forma dinâmica, um esboço do processamento dos dados de saúde e como analisá-los, passando por um entendimento geral dos sistemas. O conteúdo passou desde a tabela SUS, a códigos abrangidos pelos sistemas, habilitações, preparação de banco de dados, análise e correção de possíveis erros, finalizando na transmissão dos dados para o Ministério da Saúde. Ações práticas foram demonstradas aos presentes e um bate papo tira dúvidas foi realizado.

“Sabemos que as políticas são movidas pelas informações que inserimos. A alimentação de dados é o que nutre os sistemas para que toda a estrutura faça sentido, possibilitando o planejamento dentro do escopo da saúde”, ressaltou Renato.

Por Tânia Corrêa / Fotos: Tânia Corrêa - SRS Varginha