A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, a Semana da Vigilância Sanitária. O evento, realizado em Belo Horizonte, contou com a participação de equipes da Vigilância Sanitária de todas as 28 Unidades Regionais de Saúde do estado, representados por profissionais do Núcleo de Vigilância Sanitária e da Coordenação de Vigilância em Saúde.

Crédito: Eduardo Wanderley

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, destacou a importância das discussões, debates e apresentações realizadas. “Reunimos todas as referências, do nível central e regional para dialogarmos sobre as diferentes temáticas que norteiam o nosso trabalho. Com isso, estamos construindo conhecimento e trocando ideias para, juntos, cada vez mais, evoluirmos no serviço prestado ao cidadão mineiro”, ressaltou.

“Estamos capacitando cada vez mais as equipes, que voltarão para os seus territórios muito mais fortalecidos e com melhores instrumentos para o trabalho cotidiano”, finalizou o subsecretário.

Na programação, além de palestras com convidados, foi apresentada a situação atual dos programas e projetos estratégicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e foram debatidos, também, os principais desafios e soluções do gerenciamento de risco sanitário em cada uma das áreas da Vigilância Sanitária: Vigilância em Alimentos, Vigilância em Medicamentos e Congêneres e Vigilância em Serviços de Saúde e de Interesse da Saúde, do nível central da SES-MG em parceria com algumas regionais e alguns municípios convidados.

A apresentação dos desafios e soluções do gerenciamento de risco em medicamentos e congêneres contou com a participação da regional de Pouso Alegre e do município de Catas Altas. Já para os desafios e soluções do gerenciamento de risco em alimentos, foram convidados a regional de Divinópolis e o município de Campo Belo. Por fim, a apresentação dos desafios e soluções do gerenciamento de risco em serviços de saúde e de interesse da saúde contou com a regional de Barbacena e o município de Uberaba.

“Além da discussão geral sobre o contexto da vigilância sanitária no mundo, no Brasil e em Minas Gerais, abordamos as novas tecnologias, os novos serviços que têm surgido e como isso se apresenta como desafios na nossa atuação nas diversas áreas da vigilância e como podemos promover e proteger a saúde da população, resumiu o superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Laguardia.

“Então o que se espera é que as unidades regionais se apropriem dessas políticas públicas e, assim, possam atuar na sua área de abrangência, promovendo conhecimento e essas políticas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, concluiu o superintendente.

Por Eduardo Wanderley