O Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CISEVMJ) apresentou, na última sexta-feira, 2/8, os 18 novos veículos do Transporta SUS aos motoristas da frota na própria unidade do consórcio localizada no município de Teófilo Otoni. Os veículos foram adquiridos com o investimento de R$ 11 milhões, por parte do Governo de Minas, para serviço de Transporte Eletivo em Saúde, de forma que mais de meio bilhão de usuários do SUS nos 32 municípios da região de abrangência da SRS Teófilo Otoni sejam transportados com segurança e qualidade para realizarem seus tratamentos de saúde.

A secretária executiva do CISEVMJ, Giovana Karla Carreiro Marinho Bernardi, destacou o investimento do Governo do Estado para a troca dos veículos que há 14 anos estão em uso na região. “Apresentamos hoje aos motoristas esses veículos hoje, que em breve, estarão sendo entregues a nossa população para mais conforto e segurança nas viagens para aqueles que estão em tratamento aqui na nossa regional”, declarou Giovana Bernardi.

Treinamento do sistema de Câmeras que está sendo instalado nos micro-ônibus

Os 18 novos micro-ônibus encontram-se no pátio do consórcio e estão na fase de emplacamento e plotagem, com previsão de entrega para setembro deste ano. Os veículos estão sendo equipados com câmeras para filmar todo trajeto da viagem, por dentro e por fora, com tecnologia 4G.

A ação faz parte do Programa Transporta SUS, implantado pelo Governo de Minas para qualificar e ampliar o serviço de Transporte Eletivo em Saúde, viabilizando o acesso dos usuários mineiros de forma segura e equânime aos pontos de atenção da rede assistencial do Estado em tempo e local oportunos para a realização de procedimentos de caráter eletivo, no próprio município de residência ou em outro município, nas regiões de saúde de referência, conforme pactuado.

06.08.204-TransportaSUS3-Fernando Velano

Mais de meio milhão de pessoas serão beneficiadas com a prestação desse serviço na região de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni (32 municípios). O superintendente regional ressaltou a importância da ação. “Esses veículos vão trazer maior dignidade a essa população, maior respeito, maior agilidade e conforto para os tratamentos fora do domicílio”, afirmou Leonardo.

Por Déborah Ramos Goecking / Fotos: Fernando Velano e Déborah Ramos Goecking