Nesta quinta-feira, 1º de agosto, a reunião do Comitê Gestor de Urgência e Emergência da macrorregião de Saúde Centro-Sul, realizada em Barbacena, recebeu uma comitiva da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) a convite da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O objetivo foi conhecer a dinâmica de funcionamento e andamento dos trabalhos promovidos no âmbito das redes de urgência e emergência pelas Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (CISRU), gestores e prestadores dos 51 municípios da macro.

Durante a abertura do evento, o superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis, destacou a presença e participação do Secretário de Estado de Saúde de Goiás, Rasível dos Reis, e do subsecretário de Regionalização da SES-MG, Darlan Venâncio. Em sua fala, o subsecretário Darlan afirmou que as reuniões do Comitê Gestor são um momento importante tecnicamente e assistencialmente para a região, a qual se destaca com “muita importância para o estado de Minas Gerais”. “E hoje temos a presença do Dr. Rasível, secretário de Estado de Saúde de Goiás, que é um grande parceiro de nosso secretário Fábio Baccheretti e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)”, explicou Darlan.

02.08.2024-SES de Goiás participa de reunião macro Centro Sul2-Priscila Rezende

Ao falar sobre a participação na reunião, o secretário de Saúde de Goiás, Rasível dos Reis, explicou que esteve como coordenador estadual de Urgência e Emergência da SES-MG quando a rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)/Complexo Regulador Centro Sul foi implementada e inaugurada em 2012. “Então eu participei desde a implantação da primeira rede, que foi no norte de Minas, e aqui na região Centro Sul, que foi a segunda rede inaugurada pelo estado”, pontuou.

Rasível afirmou que ele e sua equipe vieram conhecer como são os trabalhos do comitê gestor Centro Sul. “A gente está verificando como é a operação e a dinâmica do funcionamento de um comitê gestor; como são pactuados todos os fluxos e processos dentro desse comitê; o fluxo do Samu; avaliando como a rede está funcionando, inclusive os tempos resposta; a questão dos tempos médios de permanência nos hospitais, como estão os fluxos das redes de atendimento de traumas, AVCs, infarto, sepse, como estão as respostas para esses casos mais graves; como está a participação das UPAs”, observou.

02.08.2024-SES de Goiás participa de reunião macro Centro Sul3-Priscila Rezende

Segundo o secretário, ao participarem dessa reunião, o objetivo é replicar no estado de Goiás o modelo desenvolvido pela SES-MG e que tem proporcionado melhorias na rede de urgências. “Com isso, podemos avaliar onde a gente pode melhorar algumas questões de forma contínua do sistema. E, então, mostrar para as pessoas que esse é um modelo replicável e que queremos levar para o estado de Goiás, para que a gente possa avançar nas redes de atenção às urgências e emergências, igual a gente avançou aqui em Minas, e assim, possamos fazer a melhoria do sistema e reduzir mortes e complicações evitáveis”, explicou.

Entre os demais convidados estiveram presentes, o superintendente regional de Saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães, o médico e consultor Welfane Cordeiro, que também participou como consultor da SES-MG durante implantação dos primeiros Samus regionais, além de outros representantes da SES-GO e SES-MG, os participantes regulares das Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei, bem como das secretarias municipais de saúde e representantes das instituições prestadoras de saúde da região.

Samu Centro-Sul
Inaugurado em março de 2012 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Complexo Regulador da Rede de Urgência e Emergência foi o segundo a ser implantado no estado, abrangendo 51 municípios da macrorregião de Saúde Centro-Sul, que tem aproximadamente 800 mil habitantes. O complexo abrange a base do Samu, a Central de Regulação de Leitos SUSFácil e a sede do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência (Cisru) Centro Sul, que gerencia o Samu. Esse modelo busca otimizar o acesso e atendimento aos casos de urgência, buscando resolvê-las da forma mais rápida e organizada para melhor atendimento à população.

Por Priscila Rezende / Fotos: Priscila Rezende