Nesta quinta-feira, 1º de agosto, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia recebeu a visita do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Edivaldo Farias da Silva Filho. O encontro faz parte do projeto Cosems pelas Gerais, em que a diretoria percorre o estado visitando os Cosems Regionais, conhecendo de perto a realidade do território mineiro, além de se manterem ainda mais próximos dos secretários municipais de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi representada pelo dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira. Ele destacou a atuação em conjunto do estado e municípios para o fortalecimento das ações de saúde. “Este espaço em Uberlândia permite que os municípios se encontrem e reforcem a relação entre as cidades, que é ótima e se fortalece a cada dia. Receber cada gestor nos permite conhecer outras realidades e oportunidades em situações próximas ou até iguais a nossa. Minas é grande e apresenta particularidades que trazem aprendizados”, pontuou o superintendente.

Edivaldo Farias da Silva Filho, presidente Cosems-MG, participa de encontro no Triângulo Norte

De acordo com o presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias da Silva Filho, “o Cosems permite a união entre os municípios e fortalece a saúde em Minas Gerais. O trabalho da saúde deve ser feito em conjunto e a nova metodologia do Estado permite que os municípios comuniquem suas necessidades ao Nível Central. Assim, ao ouvir a realidade, somos atendidos conforme precisamos”, comentou o presidente.

O presidente do Cosems afirmou que os encontros com cada diretor regional de saúde amplia e modifica a visão da realidade em cada região do estado. Ele ressaltou ainda a diferença entre os territórios mineiros. “Um exemplo é o Norte de Minas, onde existem pólos de oncologia descentralizados, o que é diferente na região do Triângulo Mineiro. São essas diferenças que precisamos saber e discutir para contribuir um com o outro por meio das experiências. O Cosems de cada cidade apresenta informações que podem solucionar problemas existentes, independente do tamanho do município”, explicou Silva Filho.

Projeto Cosems pelas Gerais e os gestores municipais do Triângulo Norte

Durante a reunião, os gestores municipais de saúde trataram assuntos referentes a resoluções e alterações em políticas, como a Política Estadual de Atenção Primária à Saúde (PEAPS), e a reabilitação protética dentária na Rede de Atenção à Saúde Bucal do Estado de Minas Gerais (Rasb-MG). Em específico da região de saúde do Triângulo do Norte foram destacados os níveis da média e alta complexidade, em especial a habilitação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o público adulto e pediátrico, e o monitoramento parcial do Transporta SUS.

Também reforçam a importância do Grupo Condutor Estadual (GCE) da Rede de Urgência e Emergência (RUE), através do Plano de Ação Regional (PAR) da região para implementação da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), em que os municípios executores da Oferta de Cuidado Integrado (OCI) integram exames e consultas para cardiologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia no território. Para finalizar, os gestores comentaram as mudanças de apoio para vigilância epidemiológica e oferta para demanda de medicamentos nas farmácias.

No dia anterior (31/7), o Cosems pelas Gerais esteve presente na microrregião de Ituiutaba.

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Fotos: Guilherme Piterman - Ascom Cosems-MG