Os moradores de 27 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira poderão atualizar os cartões de vacinação neste sábado (23), durante o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação. A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
A campanha estadual, que segue até o dia 29 de novembro, conta com o apoio da SES-MG na organização e execução das atividades em cada município.
De acordo com Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira, a iniciativa é uma oportunidade fundamental para que pais e responsáveis regularizem a situação vacinal dos jovens. “A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde de nossas crianças e adolescentes. O Dia D é ideal, especialmente para os pais que trabalham durante a semana, levarem seus filhos às unidades de vacinação”, explicou.
Marcella Cristina Silva Braga, Referência Técnica em Imunização da GRS de Itabira, destacou que a ação tem como objetivo atingir a meta de cobertura vacinal dos grupos prioritários de cada imunizante, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS). Além disso, a iniciativa busca garantir a atualização do cartão vacinal de crianças e adolescentes mineiros com até 15 anos de idade.
Atualizações e vacinas disponíveis
Entre as mudanças no calendário vacinal, destaca-se a imunização contra o HPV (papilomavírus humano), que agora exige apenas uma dose única, em vez das duas anteriormente recomendadas.
Adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não se vacinaram podem procurar os postos de saúde munidos de um documento de identidade e, preferencialmente, o cartão de vacinação.
A campanha disponibiliza uma ampla gama de vacinas, incluindo tríplice viral, hepatite A e B, HPV, rotavírus humano, meningocócica ACWY e C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid-19.
Com essa mobilização, a SES-MG reforça o compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças, priorizando a proteção de crianças e adolescentes em todo o estado.
João Monlevade
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde (Visa), o Dia D da Campanha de Multivacinação, que será realizado no próximo sábado (23), ocorrerá em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros locais, incluindo o Centro Social Urbano (CSU Loanda) e a Quadra da Escola Manoel Loureiro. Diversas vacinas serão oferecidas, como as de rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, pentavalente, febre amarela, tríplice viral e gripe.
São Gonçalo do Rio Abaixo
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, promove o Dia D neste sábado, mas a atualização do cartão vacinal segue até o dia 29 de novembro, utilizando o Vacimóvel, um veículo adaptado para realizar vacinações fora das unidades de saúde. O Vacimóvel visita locais estratégicos, como escolas e praças, para facilitar o acesso às vacinas.
Nas escolas, os profissionais de saúde vacinam crianças e adolescentes com a autorização dos pais e responsáveis, avaliando e atualizando as cadernetas de vacinação conforme necessário. No dia 23 de novembro, dia Dia D, o Vacimóvel estará na Praça Central para ampliar a cobertura vacinal.
O veículo é equipado para garantir segurança e qualidade no atendimento, reforçando o compromisso da gestão pública com a saúde pública e a prevenção de doenças.
Coberturas vacinais em Minas Gerais
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços no alcance vacinal.
A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
Já no caso da tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).
Documentação para Vacinação
As doses das vacinas serão administradas conforme a avaliação da situação vacinal individual de cada criança e adolescente. É imprescindível que os pais ou responsáveis das crianças estejam presentes no momento da vacinação e levem a Caderneta de Vacinação para conferência e atualização. No caso dos adolescentes, a presença dos pais ou responsáveis não é obrigatória.
Calendário e Caderneta de Vacinação
A lista de vacinas, de acordo com a faixa etária, é disponibilizada pelo link https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas#calendario
Já o Cartão de Vacinação de Crianças está disponível nos links
Cartão da Criança: Menina
Cartão da Criança: Menino