Os Núcleos de Vigilância Sanitária (Nuvisa) e de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas finalizaram na terça-feira (19/11), a avaliação da execução das ações previstas dentro do Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (PMISEVS) de cada um dos 21 município da área da abrangência da Regional. As reuniões de monitoramento foram iniciadas em 29/10, de forma presencial, e visam possibilitar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) acesso a produtos e serviços de qualidade.

 As ações são referentes ao primeiro quadrimestre, período de monitoramento de maio a agosto de 2024, da Etapa do Programa VigiMinas de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (SEVS-MG).

22.11.2024-VigiMinas1-Equipe Nuvisa-SRS Patos de Minas

 De acordo com Ivany Brito, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas, essas reuniões possuem o objetivo de acompanhar a atuação dos municípios nos setores de vigilância. “Esse plano permite mais organização nos processos de trabalho das vigilâncias dos municípios e neste momento avaliamos o que está sendo executado por cada município, permitindo assim, identificarmos as fragilidades, para que a gente possa acompanhar e orientar todo o trabalho executado” explana Ivany Brito.

 Todo esse monitoramento tem como objetivo final levar qualidade aos cidadãos. “Tudo isso visa uma melhoria nas ações executadas dos municípios para zelar pela qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos para a população” enfatiza Ivany.

22.11.2024-VigiMinas2-Equipe Nuvisa-SRS Patos de Minas

 As ações do PMISEVS compreendem as áreas de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Emergências em Saúde Pública e Vigilância Laboratorial. Esse plano municipal norteia o trabalho de toda vigilância em saúde do município.

 O Programa VigiMinas consiste em um programa para o fortalecimento da SEVS-MG, com o escopo de promover maior articulação e integração entre os atores federados e fortalecer o planejamento, a gestão e a execução da Vigilância em Saúde no estado de Minas Gerais.

Por Thalia Fernandes de Oliveira / Fotos: Equipe Nuvisa - SRS Patos de Minas