O Ministério da Saúde ampliou na última quinta-feira, 25/4, a disponibilidade da vacina contra a dengue para 625 municípios brasileiros. Agora, serão 1,3 mil municípios brasileiros atendidos. Na macrorregião de Saúde Oeste 16 municípios das microrregiões de saúde de Divinópolis e Pará de Minas/Nova Serrana serão contemplados com imunizante.
A distribuição das 9.110 doses desta primeira remessa para os municípios Divinópolis Itapecerica, Perdigão, Carmo do Cajuru, Araújos, Cláudio, São Gonçalo do Pará,São Sebastião do Oeste, Nova Serrana, Pará de Minas, Pitangui, Igaratinga, Conceição do Pará, Onça de Pitangui, Leandro Ferreira, São José da Varginha ocorre partir desta sexta-feira, 3 de maio.
A definição dos municípios foi determinada com base em três critérios principais: ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante), e cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
A coordenadora de vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, destaca a importância do imunizante como estratégia de controle das arboviroses. “A vacina contempla a faixa etária de 10 a 14 anos e, assim como a vacina contra a covid-19, ela não impede que você tenha a doença, mas evita a evolução para casos graves e hospitalizações”, frisou a coordenadora.