O Hospital Aroldo Tourinho (HAT), sediado em Montes Claros, uma das principais referências na prestação de serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), comemora nesta quinta-feira, 19 de maio, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Para a instituição, que possui o único banco de leite humano em Montes Claros, trata-se de um momento especial que busca sensibilizar a sociedade para a importância da doação e, também, a promoção do aleitamento materno. 

Foto: Ascom/Hosital Aroldo Tourinho

Entre as ações para celebrar a data, o Hospital promoveu na terça-feira, 17 de maio, um café da tarde especial, um momento de descontração e oportunidade para agradecer e homenagear mães doadoras. 

A enfermeira e diretora de qualidade e inovação do HAT, Zilá Aparecida Soares Pereira, explica que nesta quinta-feira, 19 de maio, e no próximo dia 23, profissionais do Hospital Aroldo Tourinho participarão de seminários da Rede Nacional e Estadual de Bancos de Leite. “Na oportunidade apresentaremos as parcerias e contrapartidas de sucesso do Hospital Aroldo Tourinho na aquisição de equipamentos e geração de educação continuada para promoção do aleitamento materno, compartilhando casos de sucesso na difusão e promoção do aleitamento”, destaca a diretora.

No maior município do Norte de Minas, referência em serviços de saúde de média e alta complexidade, inclusive no atendimento a gestantes e recém-nascidos, o HAT é responsável pela captação de mães doadoras e pelo processo de pasteurização e análise laboratorial do leite recebido que, depois de validado e classificado, é enviado para os recém-nascidos que precisam do alimento, segundo a biomédica, Anne Caroline Dias Santos.

As lactantes interessadas em realizar as doações de leite podem entrar em contato com o Hospital Aroldo Tourinho por meio do telefone (38) 2101-4034, e solicitar a visita de um profissional da instituição. Toda mãe doadora recebe instruções de como coletar, armazenar o leite, cuidar das mamas e, claro, sobre a alimentação do seu recém-nascido. “As doações de leite humano salvam vidas e o trabalho realizado pelo Aroldo Tourinho envolve toda a sociedade, seja na captação ou no incentivo ao aleitamento”, observa Anne Santos.

Por Pedro Ricardo