A data de 19 de maio é marcada pela celebração do Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano. É um dia importante porque se refere à assinatura da 1ª Carta de Brasília, como marco histórico da criação da Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) em 23 países, seguindo o modelo brasileiro – que é o maior do mundo. Em Minas Gerais, o banco de leite humano da Maternidade Odete Valadares é a referência, responsável por capacitar e dar assessoria técnica aos demais 11 bancos e 30 postos de coleta do estado. Em 2021, essa rede captou 17.135 litros de leite humano, fornecidos por 12.435 doadoras inscritas. Foram atendidas ao todo 9.769 crianças prematuras.

Crédito: Renato Cobucci

Em comemoração à data, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com a Rede Mineira de Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), realiza o “Seminário Doação de Leite Humano: Gotas de Amor por um Mundo Melhor”. O evento acontece em 23/05, a partir das 8h. A transmissão será aberta ao público, pelo canal da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano no Youtube.

Na programação, representantes dos 12 bancos de leite humano do estado vão apresentar suas experiências acerca do aleitamento materno e doação de leite humano. Em seguida, uma mesa redonda vai se aprofundar em temas como a parceria entre atenção primária e secundária com os bancos na formação de postos de coleta e a importância do leite humano no âmbito da prematuridade. Os integrantes da mesa serão o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, da Fiocruz, a enfermeira Maria de Lourdes Miri Megda, da prefeitura de Belo Horizonte, e a pediatra neonatologista Daniela Marques Ferreira, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Uberlândia.

Segundo a responsável pela Coordenação Materno Infantil da SES-MG, Natália Oliveira Dias, o seminário tem por objetivo celebrar o dia Mundial de Doação de Leite Humano, bem como destacar e dar visibilidade “ao importante papel que os bancos de leite e postos de coleta possuem na rede de atenção à saúde”.

A coordenadora lembra que Minas Gerais possui 12 bancos de leite humano e 30 postos de coleta e que, para manter o atendimento, são necessárias campanhas constantes de conscientização da população. “Todos os bancos de leite precisam aumentar suas doadoras constantemente, para atender a demanda de bebês prematuros. Precisamos aumentar os estoques”, completa Natália.

Ações da SES

A SES-MG também apoia as ações de aleitamento materno que são desenvolvidas pelas instituições de saúde, além de promover cursos referentes à temática. Há ainda o repasse de recursos para bancos e postos de coleta. Por meio da Resolução Nº 6.898, de 13 de novembro de 2019, a Secretaria estabeleceu as regras de adesão, execução, acompanhamento, controle e avaliação do incentivo financeiro para implantação ou reforma dos parques tecnológicos dos Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano nas instituições hospitalares habilitadas ou em fase de habilitação/reabilitação como referência em atenção à Gestação de Alto Risco.

Por Gustavo Souza