Nesta terça-feira (25/1), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou às unidades regionais sediadas em Montes Claros, Januária e Pirapora a primeira remessa de vacinas Coronavac destinadas à aplicação da primeira dose em crianças entre 6 e 11 anos e adolescentes até 17 anos. Ao todo, 86 municípios que compõem a macrorregião Norte e que estão jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora receberam 36.640 doses do imunizante.

Crédito: Fábio Marchetto/SES-MG

Nos dias 17 e 20 deste mês, as secretarias de Saúde do Norte de Minas receberam 24.740 doses de vacinas da Pfizer pediátrica para a primeira dose em crianças.

Como nesta terça-feira a SRS-Montes Claros recebeu vacinas contra a covid-19 que regularmente são repassados aos municípios, a separação das vacinas será concluída na quarta-feira, visando conciliar a logística de entrega com as secretarias de Saúde na quinta-feira, 27.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a 79ª Nota Informativa – Vacina Coronavac para Crianças e Adolescentes Não Imunocomprometidos – publicada pela SES-MG define que a dosagem a ser aplicada no público-alvo é a mesma já usada em adultos. O intervalo entre primeira e segunda dose será de 28 dias.

Foi recomendado às secretarias municipais de Saúde que a vacinação de crianças seja em ambiente específico e acolhedor. Não havendo disponibilidade de infraestrutura para tal, que sejam adotadas todas as medidas para evitar erros de vacinação.

Outra orientação é que a vacina contra a covid não seja administrada junto a outras vacinas do calendário infantil. Por precaução deve ser observado um intervalo de 15 dias. Os profissionais de saúde também deverão informar aos pais ou responsáveis os principais sintomas esperados, que vacina aplicada é Coronavac, e mostrar a seringa a ser utilizada e o volume que será aplicado.

Os profissionais de centros de saúde e hospitais devem estar atentos e preparados para atender e captar possíveis eventos adversos pós vacinação em crianças. Os municípios também deverão adotar um programa de monitoramento capaz de captar os sinais de interesse em farmacovigilância.

Distribuição

Para 54 municípios que estão na área de atuação da SRS-Montes Claros serão repassadas 23.860 doses de vacinas Coronavac. 25 municípios da área de atuação da GRS-Januária vão receber 9.580 doses do imunizante, enquanto sete localidades da GRS-Pirapora receberão 3.200 doses da vacina.

Cobertura

Nesta terça-feira, 25, o Vacinômetro divulgado pela SES-MG contabilizou que 1.122.832 (um milhão, cento e vinte e dois mil, oitocentos e trinta e duas) pessoas residentes no Norte de Minas já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 (duas doses da AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer e dose única da Janssen). Isso representa 77,71% da população residente em 86 municípios. Já a aplicação da dose de reforço alcançou 15,59% da população (225.207 pessoas).

O percentual de pessoas que tomaram a primeira dose aumentou para 85,59%. Ao todo 1.236.743 (um milhão, duzentos e trinta e seis mil, setecentos e quarenta e três) pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram a primeira dose contra a covid-19.

 

Por Pedro Ricardo