Na quinta-feira, 23, quando o Norte de Minas contabilizou mais de 517 mil pessoas imunizadas contra a covid-19 (receberam as duas doses de vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou a dose única da Janssen), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou mais duas remessas de vacinas contra a covid-19 para as suas Unidades Regionais de Saúde sediadas na região.

Ao todo são 121.604 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro; da CoronaVac, disponibilizada pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo e vacinas da multinacional norte-americana, Pfizer/BioNtech.

A entrega dos imunizantes para as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora foi realizada na quarta-feira, 22, na Rede de Frio da SES-MG, sediada no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. Para a GRS Januária, que tem 25 municípios na sua área de jurisdição, foram repassadas 16.644 doses de vacinas, sendo 13.434 doses da Pfizer e 3.210 doses da AstraZeneca.

Já a GRS Pirapora, que atua em sete municípios, recebeu 6.960 doses de imunizantes. São 5.490 doses da Pfizer e 1.470 da AstraZeneca.

Nas duas novas remessas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros recebeu 98 mil doses de imunizantes. A entrega aos 54 municípios começa nesta sexta-feira, 24. As novas remessas contemplam 47.710 doses de vacinas CoronaVac; 40.020 doses da Pfizer e 10.270 doses da AstraZeneca.

Montes Claros receberá 62.063 doses de imunizantes, distribuídos da seguinte forma: 43.560 doses da CoronaVac; 13.608 doses da Pfizer e 4.895 doses da AstraZeneca.

Utilização

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que todas as doses de vacinas CoronaVac serão repassadas aos municípios que comunicaram à SES-MG a necessidade de recebimento de imunizantes para completar a aplicação da primeira dose na população adulta, com idade acima de 18 anos.

Por esse motivo, somente municípios que compõem a área de atuação da SRS Montes Claros vão receber vacinas da CoronaVac. São eles: Montes Claros (43.560 doses); Taiobeiras (1.470); Rio Pardo de Minas (900); Curral de Dentro (570); Bocaiúva (420); Espinosa (320); São João da Lagoa (300); Capitão Enéas (110) e Jequitaí (60 doses).

Já as doses de vacinas da AstraZeneca são destinadas à aplicação da segunda dose em trabalhadores dos segmentos saúde, indústria e transporte coletivo, além de pessoas com idade entre 55 a 59 anos.

Por outro lado, parte das vacinas da Pfizer é destinada à aplicação da dose de reforço em 25% das pessoas na faixa etária de 75 a 79 anos e em 20% de pessoas imunossuprimidas.

Outra parte dos imunizantes da Pfizer é destinada ao complemento do esquema vacinal de mais 3% de trabalhadores de indústrias; em 4,5% de pessoas com idade entre 50 a 54 anos; em 3,9% de caminhoneiros; em 4% de pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiências físicas permanentes atendidas na 32ª remessa de vacinas entregas à região.

 “É importante que os municípios sigam as orientações repassadas pela SES-MG a fim de que a campanha de vacinação contra a covid-19 avance de forma equânime em todos os municípios e alcance altos índices de cobertura, para possibilitar a imunidade coletiva da população”, reforça Agna Menezes.

Adolescentes

Em nota técnica publicada na quarta-feira, 22, o Ministério da Saúde define que adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, devem ser vacinados contra a covid-19, seguindo ordem de prioridades. A pasta reforça a orientação para que estados e municípios utilizem apenas a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa-etária.

Vacinômetro

Até a manhã da quinta-feira, 23, dados contabilizados pela SES-MG por meio da plataforma informatizada Vacinômetro, informavam que a macrorregião Norte já contabilizava 517.074 pessoas imunizadas contra a covid-19. Elas tomaram as duas doses de vacinas: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou a dose única da vacina da Janssen.

Por outro lado, aumentou para 1 milhão 057 mil 933  o número de pessoas residentes no Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Segundo o Vacinômetro, a cobertura vacinal na macrorregião Norte com aplicação da primeira dose é de 81,09% da população. Já a cobertura vacinal com aplicação das duas doses de imunizantes está em 39,64% da população.

Por Pedro RIcardo