Divulgação

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, esteve em Juiz de Fora na terça-feira, 21, acompanhado do secretário adjunto de Saúde, André dos Anjos e equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para alinhamento sobre a retomada das obras do Hospital Regional (HR) de Juiz de Fora, paralisadas em 2017.

O grupo, recebido pelo superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Gilson Lopes, também contou com deputados, prefeitos da macrorregião Sudeste, secretários municipais de Saúde, e representantes das entidades Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MG).

Após a visita, o secretário adjunto André dos Anjos apresentou o Fluxo de Trabalho a ser realizado com passo a passo das etapas a serem cumpridas para a retomada e finalização das obras do HR tais como: definição da fonte de recursos, realização de doação ou dação do terreno, publicação de edital de concorrência pública de concessão do imóvel, definição do perfil assistencial, definição do valor para conclusão das obras, contratação de empresa para retomada das obras e aquisição dos equipamentos.

Segundo André dos Anjos, “a fonte de recursos, oriunda do acordo realizado com Vale, destinará R$ 985.935.049,39 para conclusão das obras e equipamentos de cinco Hospitais Regionais no estado, entre eles o de HR de Juiz de Fora. Nesse sentido, para a retomada das obras, é necessário a estadualização do terreno. Ainda de acordo com o secretário adjunto, no caso de Juiz de Fora, o processo de estadualização do imóvel já foi iniciado, no entanto, não é necessário apenas o município querer estadualizar, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também precisa aprovar e aceitar a doação/dação. “Assim, após a conclusão do diagnóstico que está em execução e após a estadualização do terreno, será possível licitar a empresa construtora e dar inicio à retomada das obras do Hospital,” finalizou.

Para o superintendente, Gilson Lopes, “a iniciativa do governador em incluir Juiz de Fora entre as cidades contempladas com recursos oriundos da Vale vem de encontro aos anseios de toda população da macrorregião Sudeste, que vencendo mais esse desafio, corrige os vazios assistenciais propiciando melhor qualidade à saúde dos mineiros”.

 
 
 

Por Adriana Mendes