Em reunião organizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), na última segunda-feira (1/3), os prefeitos e os secretários municipais de saúde dos 86 municípios, que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas, decidiram adotar em conjunto, medidas restritivas visando conter o aumento dos casos da covid-19, tomando por base o decreto publicado no dia 23/2 pela Prefeitura de Montes Claros que institui medidas extraordinárias de prevenção e enfrentamento da covid-19.

Entre as medidas que já estão em vigor em Montes Claros estão a proibição, por período de dez dias, de realização de qualquer atividade econômica, assistencial, cultural e religiosa entre 22h e 5h; a circulação de pessoas e veículos a partir das 22h; o funcionamento de estabelecimentos comerciais está permitido até 21h30min. Clubes recreativos, casas de festas e realização de shows artísticos e musicais, também, estão proibidos, bem como a prática de esportes coletivos; comemorações em residências e reuniões. A realização de velórios está restrita à presença de apenas dez pessoas, com possibilidade de revezamentos.

O presidente da Amams e prefeito do município de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ressaltou que “o Norte de Minas vive o pior momento da pandemia da covid-19 e, para evitar o colapso dos serviços de saúde, é preciso que os prefeitos adotem medidas restritivas para salvar vidas”, pontuou. O prefeito ressaltou que a taxa de ocupação de leitos de UTI está elevada.

Crédito: Pedro Ricardo

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, pontuou que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem feito o acompanhamento diário da evolução da pandemia da covid-19 no Norte de Minas, assim como em todas as outras regiões do estado, e que em virtude do aumento de casos notificados nas últimas semanas no Norte de Minas, a região acabou sendo inserida na onde vermelha do programa Minas Consciente. 

“Como estamos num cenário de instabilidade não adianta apenas um município adotar medidas mais restritivas de circulação de pessoas para evitar aglomerações. É importante que haja alinhamento de ações entre os municípios a fim de que as medidas adotadas alcancem os efeitos necessários visando conter o avanço da doença e, consequentemente, evitar a saturação dos serviços de saúde”, ressaltou a superintendente. 

Na mesma linha de raciocínio o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinalou que “os hospitais estão ficando sobrecarregados na capacidade de atendimento de pacientes acometidos pela covid-19. E Montes Claros, por ser cidade polo regional, acaba tendo os serviços de saúde sobrecarregados, principalmente os hospitais, pois atendem pacientes de todo o Norte de Minas, do Sul da Bahia e de outros estados”, alertou o prefeito.

A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta lembrou que diante do aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas, a ocupação dos leitos é uma preocupação, pois “a covid-19 que antes atingia com mais a população com idade superior a 60 anos, atualmente, está acometendo jovens com idade entre 30 e 40 anos, mesmo não tendo comorbidades”, assinalou.

O presidente do Conselho de Secretários de Saúde (Cosems) e secretário de saúde do município de Berizal, Edvaldo Farias da Silva Filho, reforçou que os prefeitos e secretários de saúde precisam unir forças junto ao Governo do Estado para conter o avanço da covid-19. Nesse sentido, observou a importância de “as medidas restritivas adotadas pelos municípios serem tomadas em conjunto e, não de forma isolada, pois se cada localidade tomar uma decisão diferente da outra, não haverá como conter a evolução da doença”, reforçou.

Durante a reunião realizada de forma presencial e remota, vários prefeitos manifestaram que vão aderir à proposta da Amams de adotar medidas mais rigorosas para conter o avanço da covid-19.

Por Pedro Ricardo