Nesta sexta-feira (5/3), representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) receberam na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, comitiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO), para reunião sobre consórcios intermunicipais de saúde.

Crédito: Marcus Ferreira

Também participaram do encontro o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Eduardo Luiz da Silva, e o Presidente do Colegiado de Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais (COSECS/MG), Narcélio Alves Costa.

O secretário de Estado Adjunto, Marcelo Cabral, destacou a importância do espaço de troca entre os estados, para o aperfeiçoamento e qualificação dos serviços ofertados pela rede pública de saúde.

De acordo com o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Thomaz Pereira, a ocasião possibilitou um espaço de debate e troca de experiências sobre consorciamento entre municípios para consecução de ações em saúde.

“Recebemos neste dia a comitiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO), para tratamos sobre consórcios intermunicipais de saúde. É um momento riquíssimo de compartilhamento de informações, de boas práticas de gestão em saúde e análises de cenários, em que a SES-MG ocupa espaço como benchmarking para os Municípios do Estado do Tocantins”, explicou Darlan Thomaz Pereira.

Já o Presidente do COSEMS Tocantins, Rondinelly da Silva, destacou que a comitiva foi formada com representantes das diferentes regiões de saúde do estado. “O objetivo é que possamos levar o máximo de informação possível, para voltarmos com uma ideia mais clara quanto ao que atingir.

O Diretor Executivo CONSURGE, Narcelio Alves Costa Costa, reforçou a importância da participação do estado na melhora da resposta apresentada pelos consórcios à população.

Ainda na parte da manhã, o Diretor de Articulação de Consórcios Interfederativos da SES-MG, Antônio Cipriano das Neves Silva, apresentou o histórico de ações e parcerias realizadas de 2006 até o momento. Ao longo da tarde esta sexta (5/4), os integrantes da comitiva conheceram na prática como funciona o consórcio de Betim.

Por Jornalismo SES-MG