Com a participação do Governador Zema, terminou hoje (4/12) a primeira edição do evento on-line Conecta SES-MG. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o evento teve como objetivos integrar as equipes, aprofundar o conhecimento sobre o que cada área executa, com foco nas entregas realizadas e iniciar o planejamento para o ano de 2021.
O Governador Zema avaliou os dois anos de sua gestão como positivos, “de acordo com os indicadores, conseguimos ter avanços expressivos para o nosso estado em todas as áreas”. Zema também fez questão de destacar o papel e a importância dos servidores da Saúde durante o enfrentamento da pandemia, “na saúde é inquestionável o nosso desempenho, longe de vangloriar, porque afinal de contas mais de 10.200 mineiros perderam a vida. Mas Minas Gerais é o estado com a menor taxa de óbito do Brasil. Isso com toda a certeza tem a ver com o trabalho que os servidores da SES ajudaram a conduzir, com muita disciplina e comprometimento”.
Com a participação de 4.662 colaboradores das cinco subpastas do órgão e das 28 das unidades regionais, o Conecta SES-MG começou no dia 16 de novembro. “Foram três semanas de balanço e de planejamento para 2021, foi um período muito intenso de trabalho”, explica João Pinho, chefe de Gabinete da SES-MG, que também apresentou alguns números: foram mais de 250 reuniões durante o evento, 10 mil visualizações e 12 apresentações em cinco dias.
O secretário de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, participou do encerramento do Conecta SES e reforçou a importância do evento: Para nós esse programa foi muito importante, uma revisão dos nossos dois anos de gestão, desde os níveis operacionais até o estratégico, com muitos desafios mas também muitas realizações, e planejamento para o ano de 2021”. O secretário destacou que o principal objetivo da Secretaria durante o Conecta foi buscar um caminho de mais proximidade e de entregas para a população.


Relação com ALMG
Na manhã do encerramento do Conecta SES-MG, foram convidados para a mesa de debate o secretário de Governo, Igor Eto, e o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Carlos Pimenta (PDT).
O secretário de Governo explicou a importância do relacionamento estabelecido entre o poder executivo e o legislativo, além de reconhecer que as políticas da SES-MG impactam diretamente na vida do cidadão: “As emendas destinadas à pasta da Saúde significam dinheiro na ponta. Em 2020, foram quase R$ 180 milhões destinados à SES via emendas parlamentares. Isso é um exemplo claro da parceria que temos”, avaliou Eto.
O papel das 28 Regionais de Saúde foi indicado pelo deputado estadual Carlos Pimenta como essenciail para as políticas públicas em saúde, “é preciso valorizar as Regionais de Saúde, porque elas têm um papel fundamental. É a primeira porta que o secretário bate para resolver os seus problemas. Tudo precisa passar pela regionais”.


Premiações
Os servidores também foram homenageados no encerramento do evento na categoria colaboradores mais antigos, um reconhecimento da SES-MG aos servidores que dedicam o seu trabalho ao SUS de forma contínua por mais tempo . Em uma votação aberta para toda a Secretaria, três servidores também foram homenageados na categoria Destaque pelo trabalho desenvolvido.
Já os projetos da pasta que auxiliam no desenvolvimento institucional e melhoram o ambiente organizacional da Secretaria foram premiados como Boas Práticas, nas categorias: Cidadania, Integração e Ferramentas de Trabalho. Foram 73 projetos inscritos. Aqueles que promovem ações que traduzem a estratégia da Secretaria e contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas que proporcionem melhores práticas em gestão e inovação foram reconhecidos como Projetos Institucionais, nas categorias: Políticas Públicas Implementadas, Políticas Públicas a Implementar e Gestão e Inovação. Foram 34 projetos inscritos.


Confiram abaixo os premiados:


Colaboradores mais antigos
• Edneusa Feitosa de Andrade
• Alair Antonio Ferreira
• Ana Cecilia de Abreu
• Carlos Geraldi Treu
• Edilson Alves de Oliveira
• Ednaldo Gumercindo da Rocha
• Guy Borgonha Barbosa
• Maria de Lourdes da Cruz Gato Amaral
• Nilceia Fagundes Santos
• Selma Tanagino Costa Ayupe
Colaborador Destaque:
• Valdeci Carlos Neves
• Renata Mendes Araújo Cruvinel
• José Ferreira Neto


Boas Práticas:
• Categoria Cidadania: Setor: Coordenação de Produção Gráfica
• Categoria Integração: Subsecretaria de Inovação e Logística em Saúde e Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde
• Categoria Ferramentas de Trabalho: Secretaria Executiva da CIB-SUS/MG


Projetos Institucionais:
• Políticas Públicas Implementadas: Coordenação do Projeto Saúde em Rede
• Políticas Públicas a Implementar: Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência
• Gestão e Inovação: Assessoria de Parcerias em Saúde

Por Priscila Fuijiwara