Na última quinta-feira (26/11), a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Regional de Saúde de Unaí promoveu uma encontro virtual sobre a retomada dos atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios que compõem a região de Saúde de Unaí, e sobre a prevenção do câncer de boca. Além da participação de profissionais habitualmente envolvidos na promoção à saúde bucal nos municípios (dentistas, auxiliares de saúde bucal e coordenadores da Atenção Primaria à Saúde – APS), participaram, também, a coordenadora regional de Regulação em Saúde (CREG), Leila Faria, e a coordenadora do Núcleo de Vigilância de Sanitária (Nuvisa) da regional, Larissa Rafael.

Crédito: Antônio Maria Ferreira

Durante o encontro, a coordenadora de Saúde Bucal da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Jackeline Santos Silva, ressaltou a importância da contribuição entre áreas técnicas em prol da promoção à Saúde Bucal, em especial nos municípios do Noroeste do Estado: “Nossa intenção é levantar todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios na promoção à Saúde Bucal. Após essa etapa de dimensionamento dos problemas enfrentados pelas equipes de Saúde Bucal nos municípios, vamos buscar em conjunto parcerias com finalidade de estabelecer ações resolutivas de longo prazo; visando melhorias nos serviços de atendimento odontológico no território de abrangência da Regional de Unaí”, salientou.

Além disso, a coordenadora, também, delineou as diretrizes do Cuida Minas, que define as estratégias de retorno dos serviços: “Fizemos uma apresentação sobre estratificação de risco; atendimentos inadiáveis; biossegurança no âmbito do atendimento odontológico para auxiliar as equipes de Saúde Bucal que atuam nas UBS, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), assim elas podem continuar prestando um serviço de qualidade aos usuários. Pontuamos sobre a importância de uma vigilância permanente em relação ao câncer de boca; suas formas de manifestações, grupos de risco, prevenção da doença e diagnóstico precoce. Discutimos, também, sobre uma forma de ter uma busca mais ativa desses pacientes; minimizar os danos causados pela doença e salvar vidas, por meio de um diagnóstico precoce do câncer de boca, seguido por um tratamento eficaz”, completou Jackeline Silva.

Por Antônio Maria Ferreira