A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu uma reunião do Colegiado de Saúde Mental que contou com a participação das Coordenadoras dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) da região; profissionais da Regional de Saúde de Montes Claros; de médicas e enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Referência Técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Leopoldina.

A reunião deu prosseguimento aos trabalhos do encontro realizado no mês de outubro (15/10), e foi iniciada com a apresentação do tema: Atenção à Crise na Saúde Mental, em que a psicóloga Alcina Britto, discorreu sobre o tema, além de relatar as experiências do trabalho realizado na Regional de Montes Claros. A profissional falou sobre os atendimentos: “Nosso trabalho consiste em tentar tocar o coração das pessoas, pois faz sentido para nós quando faz sentido para o outro, o qual somos responsáveis por cuidar”, resumiu.

Crédito: Regional de Saúde de Leopoldina

A referência técnica em saúde mental da Regional de Leopoldina, Antônia Cristina Melo, destacou o propósito do encontro: “O objetivo é estreitar o diálogo, promover a conversa para que o fluxo assistencial funcione objetivamente e que o atendimento seja resolutivo para os pacientes de saúde mental”, observou.

Em um segundo momento do encontro, foi discutida a estrutura de trabalho durante os atendimentos em que o paciente está em crise, as dificuldades e os desafios enfrentados pelos CAPS da região. A médica do SAMU, Ana Luíza Lamas de Barros, compartilhou com o grupo o processo de atendimento com êxito no município de Juiz de Fora, que por meio de algumas perguntas chaves, os atendimentos são direcionados.

A reunião foi encerrada com o compromisso de articulação entre as Regionais de Saúde de Leopoldina e de Juiz de Fora para a construção de um protocolo que possa embasar e nortear os atendimentos aos pacientes de saúde mental na região. 

Por Gustavo Santos Ribeiro