Por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) realizou, por videoconferência, uma ‘Roda de Conversa’ com os municípios da Macrorregião Leste. Ao todo são cinco videoconferências, sendo que nos dias 5 e 6/8 foram realizadas as primeiras. Hoje (10/8), aconteceu mais uma ‘Roda de Conversa’ e a previsão é para que nos dias 13 e 14/8 sejam realizadas mais outras duas.

O objetivo principal é o de discutir sobre os cuidados aos pacientes idosos e pacientes com doenças crônicas, neste período da pandemia da Covid-19. Os municípios foram divididos em cinco grupos. O primeiro grupo contou com a participação de coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde (APS) e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios de Aimorés, Alpercata, Cantagalo, Central de Minas, Fernandes Tourinho, Itueta, Nova Belém e Tumiritinga.

Crédito: Regional de Saúde de Governador Valadares

“Nossa intenção, com esse formato de reunião online, a ‘Roda de Conversa’, foi a de aproximar, de forma mais direta, dos técnicos municipais e, principalmente, ouvir quais estratégias os municípios têm utilizado e como estão se organizado para atender aos pacientes idosos e com doenças crônicas, especialmente, porque essas pessoas estão no grupo de risco”, enfatizou a condutora e referência técnica da APS da SRS-GV, Wemilly Souza.

A roda de conversa teve, também, a participação da chefe da equipe da Atenção Primária da SRS-GV, Lidianny Pêgo e do enfermeiro da Unidade Básica de Saúde Florentino Rodrigues Correia, do município de Nova Belém, Nilo Henrique de Paula que elogiou esse novo modelo de reunião online com os técnicos municipais e relatou como tem sido o trabalho da APS na cidade.

“O meu município por ser pequeno, temos distribuído álcool em gel e máscaras para toda a população. Nossa equipe da APS monitora os idosos com comorbidades e os pacientes crônicos. Estamos sempre em contato com as famílias e com esses pacientes, conversando com eles de forma simples, com foco na saúde mental e explicando os cuidados gerais que devem estar presentes, principalmente, durante a pandemia. Aqueles que precisam ser assistidos mais de perto, agendamos visitas no final do expediente, com a equipe toda paramentada, tomando todos os cuidados necessários de segurança”, pontuou o enfermeiro.

Por Frederico Bussinger