O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (7/8), em Oliveira, na região Centro-Oeste, seis respiradores para equipar o Hospital São Judas Tadeu. Os aparelhos vão possibilitar a abertura de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 no município e na região.

Gil Leonardi | Imprensa MG

Do total de 1.678 novos leitos de UTI viabilizados em todo o estado desde o início da pandemia, 141 estão na macrorregião de Saúde Oeste. Antes, eram 109 unidades, número que passou agora para 250, o equivalente a um aumento de 129%. Hoje, Minas Gerais conta com 3.750 leitos de UTI na rede pública.

Ao todo, com a entrega desta sexta-feira, o Governo de Minas já destinou à macrorregião de Saúde Oeste 13 respiradores invasivos e 2 cardioversores para auxílio no enfrentamento do coronavírus nas cidades.

Esforços

Durante a cerimônia, que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, Romeu Zema afirmou que as entregas demonstram o esforço da gestão para equipar os hospitais da rede pública e ampliar a capacidade de atendimento.

“Hoje, o estado tem um sistema de Saúde muito melhor do que o que tinha no início do ano. Nós compramos novos aparelhos, recolhemos e consertamos outros. Isso tem nos dado condição para prestar atendimento aos mineiros e lidar com a pandemia de uma forma efetiva. Se o Brasil tivesse a mesma taxa de óbitos que temos em Minas, teriam sido poupadas mais de 60 mil vidas”, disse, lembrando que Minas tem, hoje, a menor taxa de óbitos do Brasil.

Zema também lembrou que a adesão dos mineiros à máscara de proteção e aos cuidados de higiene e distanciamento são fundamentais para o controle da pandemia.

“Não vamos facilitar. Estamos longe de ter vencido a guerra, ainda teremos muitas batalhas pela frente. Precisamos continuar com todas essas medidas de segurança. Distanciamento, uso da máscara, higienização. Até que uma vacina fique pronta e as pessoas sejam imunizadas, não há alternativa”, explicou.

Também participaram da entrega o deputado estadual Gustavo Mitre; a prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar; o diretor administrativo do Hospital São Judas Tadeu, Ramon Alves Gonçalves; entre outras autoridades.

Investimentos

Em quase cinco meses de pandemia, o Estado de Minas Gerais já repassou cerca de R$ 1,2 bilhão para estruturar a assistência de Saúde nos municípios mineiros. Equipar a rede pública é a prioridade do governo, tanto como estratégia para enfrentamento da doença no estado quanto como ação de responsabilidade fiscal.

O montante investido é referente a compras de equipamentos, insumos e aparelhos fundamentais para uma melhor condição de atendimento. Além disso, Minas adquiriu 1.047 respiradores que estão sendo repassados aos prestadores por meio de termo de cessão. Com o fim da pandemia, é possível que esses aparelhos retornem para o Estado e sejam repassados para unidades de Saúde que atendam o SUS em Minas Gerais.

Por Agência Minas