O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano anuncia a ampliação do “Medicamento em Casa”. A partir desta quinta-feira (2/7), o programa passa a contemplar também os portadores de Hepatite B, Hipertensão Pulmonar, Dislipidemia e Osteoporose, além dos pacientes de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), o NAF realizou 178 entregas até a última quinta-feira (25/6), atendendo à meta estipulada, percorrendo uma distância de 790 quilômetros.

Crédito: Flávio Samuel

O foco principal da iniciativa, segundo a coordenadora do NAF, Fabyanna Horta Drumond, é proteger os pacientes do grupo de risco da covid-19, visto que a entrega dos medicamentos em domicílio é uma estratégia que evita o contato com ambientes externos, ajudando na redução do fluxo de pessoas e aglomerações. “A entrega desses medicamentos, que são do componente especializado da Farmácia de Minas, ajuda a diminuir o número de pessoas frequentando o NAF e também reduz a circulação pelas ruas das cidades. Em princípio, o programa atenderia 312 pacientes. A projeção agora é que o número de pacientes atendidos pelo programa no Vale do Aço chegue a 412 neste mês de julho e 600 no mês de agosto”, explicou Drumond.

O Medicamento em Casa é uma ação do Governo de Minas, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com o aplicativo 99 táxi e com a Defesa Civil estadual, que beneficia pacientes das cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso, - RMVA, além de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis, Teófilo Otoni e Pouso Alegre.

Orientações

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça a orientação de que os pacientes que não receberem ligações de agendamento devem comparecer normalmente às farmácias regionais. Já para aqueles que fazem parte do grupo de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

Para que a entrega seja efetivamente realizada, é necessário que o paciente esteja com o cadastro atualizado. A atualização pode ser feita por meio dos canais de atendimento: WhatsApp (31) 98282-4324 ou pelo e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.mg.gov.br.

Assistência Farmacêutica no Vale do Aço

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano é referência nos serviços farmacêuticos para toda a população dos 35 municípios da Macrorregião de Saúde do Vale do Aço.

Em 2019, o NAF Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou 67.299 atendimentos, dispensou 2.260.501 unidades de medicamentos do Componente Especializado, 1.539 novos processos foram deferidos e 3.455 novos processos de medicamentos foram abertos. A média de atendimentos diários é de aproximadamente 190 usuários.

Clique aqui e acesse a lista dos medicamentos contemplados.215.86 KB

 

Por Flávio Samuel