Uma equipe de coordenadores da Regional de Saúde de Ituiutaba, junto ao Gerente Regional, Rafael Mendes Ferreira, fizeram visitas técnicas aos municípios de sua jurisdição, para apresentar os novos planos para as unidades de saúde e buscar parceriascomgestores municipais e suas equipes.

Crédito: Elizeth Adad Guimarães

As Gerencias Regionais de Saúde têm por finalidade garantir a gestão Estadual assegurando a qualidade de vida da população entre eles assessorar a organização dos serviços de saúde, coordenar, monitorar e avaliar as ações de mobilização social. A Regional de Ituiutaba está jurisdicionada aos municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçú, Ituiutaba e Santa Vitória.

O intuito das visitas foi de traçar um diagnóstico situacional, bem como ouvir as demandas e expectativas municipais em relação ao trabalho desempenhado pela regional.

Nas visitas foram discutidos vários pontos, entre eles, os profissionais do setor de Regulação falaram sobre a importância do correto preenchimento das fichas do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde), para que a transmissão dos dados ao DATASUS não seja prejudicada, e o alinhamento de alguns fluxos internos de trabalho, dentre eles o SUSFÁCIL, o SIA e o processo de desospitalização da UFU para pacientes que possuem necessidade de serviços domiciliar de saúde.

O setor do NAPRIS (Núcleo de Atenção Primaria à Saúde) abordou a respeito da demanda de cada município como o novo modelo de financiamento da Atenção Básica que vem gerando ansiedade por parte dos administradores.

Dentre os assuntos foi discutido a importância da participação dos municípios em reuniões de CIR (Comissão Inter gestores Regionais) que tem como objetivo discutir diversos assuntos e efetivar importantes pactuações relacionadas às Secretarias Municipais de Saúde

Os gestores municipais se mostraram interessados e se comprometeram a ter melhor  participação nos assuntos ligados à saúde e estar mais próximo a GRS para que os  municípios alcancem bons resultados.

Para Rafael Mendes Diretor da GRS ressaltou que “é necessário esclarecer e alinhar estratégias no desenvolvimento dos programas de saúde nestas duas esferas de governo e reiterou sua disposição em conhecer de perto a realidade e a necessidade de cada município da circunscrição da GRS/Ituiutaba”. Ele também lembrou seu compromisso, ao assumir a atual gestão, de caminhar junto com os municípios no alinhamento das ações dos programas já implementados e desenvolvidos na região do Triangulo Norte.

Por Elizeth Adad Guimarães