A atual situação do sarampo, de forma geral, em todo país, se tornou uma preocupação, no âmbito da saúde pública. O Brasil registrou, entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019 mais de 28.000 casos da doença, que até então havia sido erradica no país. Em Minas Gerais, em 2019, foram confirmados 136 casos e em busca de ações que visem proteger a população e controlar os possíveis surtos da enfermidade, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promove, a partir do dia 10 de fevereiro, a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. “Essa primeira etapa da campanha tem como público-prioritário crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram vacinados ou que tenham o esquema de vacinação incompleto e será realizada de forma seletiva, ou seja, serão respeitadas as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação da caderneta de vacina deste público”, explicou a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.

Crédito: Marcus Ferreira

A primeira etapa da campanha será realizada entre os dias 10 de fevereiro ao dia 13 de março, tendo como o dia D de Mobilização Nacional o dia 15 de fevereiro. “É importante frisar que as crianças e jovens que já tenham tomado duas doses da vacina tríplice viral e que estejam devidamente registradas no cartão, não precisam se vacinar. A estimativa de não vacinados, em Minas Gerais, dentro dessa faixa etária é de 529.417 indivíduos com uma dose, ou seja, pessoas que só tomaram a primeira dose, mas não a segunda; e outras 1.657.022 pessoas que não tomaram nenhuma dose”, detalha Josianne. O atual esquema de vacinação para que a pessoa seja considerada imunizada contra o sarampo são duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose da vacina para pessoas de 30 a 49 anos.

Minas Gerais, possui atualmente, cerca de 4.000 salas de vacina espalhadas por todo o estado e, de acordo com as orientações técnico-operacionais para a campanha, serão enviadas 660.000 doses da vacina tríplice viral para a primeira etapa da campanha. “A partir do dia 10 de fevereiro, segunda-feira, crianças e jovens que se enquadrem no perfil de público-prioritário devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência e se imunizar. A meta ideal é imunizar 95% do público-prioritário”, completou Josiane.

Atualmente, o Estado apresenta as seguintes coberturas vacinais acumuladas de sarampo na faixa etária 5-19 anos com uma e duas doses. Os dados foram atualizados dia 27/01/2020 e dizem respeito aos anos de 1997-2020. A cobertura vacinal será atualizada somente após a realização da campanha.

Campanha publicitária da SES-MG

Para subsidiar a divulgação, a SES-MG elaborou campanha publicitária, em que serão distribuídos 30 mil cartazes para estabelecimentos, empresas, escolas e parceiros, de forma geral, de mobilização social. Além disso, serão veiculados spots nas rádios de Belo Horizonte e interior, bem como Vts para o Youtube. Posts nas redes sociais da secretaria e do Governo de Minas também serão propagados com a intenção de divulgar a importância da vacinação.

 

 2ª etapa da campanha

A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias três a 31 de agosto, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá dia 22/08/2020.

A realização desta campanha, bem como a adesão por parte do público-prioritário é imprescindível para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações sobre a doença estão disponíveis em www.saude.mg.gov.br/sarampo

» Confira o Boletim Epidemiológico do Sarampo, atualizado dia 13/01.

Por Paula Gargiulo