Nessa quarta-feira (27/11), a Regional de Saúde de Barbacena realizou as reuniões mensais da Comissão Intergestores Regional (CIR) e Comissão Intergestores da Região Ampliada (CIRA) Centro-Sul referentes ao mês de dezembro, com a participação dos gestores dos municípios das regiões de Barbacena, Congonhas/Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei.

1 4

Na ocasião, a secretária Executiva da CIR da Regional de Saúde de Barbacena, Angelina Santos, informou sobre a atualização do regimento interno que engloba CIB/SUS-MG e as comissões macro e microrregionais, de acordo com a Deliberação CIB/SUS-MG nº 3.030 de 13 de novembro de 2019. Segundo Angelina, nesse primeiro momento será apresentado o novo regimento aos gestores e o mesmo está previsto para ter sua operacionalização em fevereiro de 2020. “Agora não teremos mais as comissões temáticas, pois serão retomadas as câmaras técnicas em que serão trabalhadas as pautas, antecedendo as reuniões ordinárias da CIR e CIRA”, explicou Angelina. A Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira, também destacou que os gestores devem atentar aos novos prazos em relações às reuniões e câmaras técnicas.

Entre os outros assuntos abordados na reunião da CIR, tratou-se sobre informes da Regulação em monitoramento em procedimentos cirúrgicos de catarata dos municípios das regiões de saúde de Barbacena e Congonhas/Conselheiro Lafaiete; pactuação sobre recurso inserido no sistema SusFácil; nota técnica sobre suspensão do Sistema Alert; profilaxia antirrábica e soroterapia nos acidentes com animais peçonhentos; apresentação do relatório de demandas de ouvidoria regional do SUS de Barbacena acompanhadas no período de janeiro a novembro de 2019. Já para o tópico de ciência e conhecimento foram apresentadas emendas parlamentares para o município de Santa Rita do Ibitipoca; certificado de conclusão de obra no município de Barbacena e o plano municipal de contingência de arboviroses 2019-2020 do município de Caranaíba. E na CIRA constaram como pautas: a Deliberação CIB/SUS-MG nº 3.030 de 13 de novembro de 2019 que prevê o novo regimento e a pactuação em regulação sobre o recurso inserido no SuaFácil sobre remanejamento de PPI.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é instância colegiada de articulação, negociação e pactuação dos aspectos de gestão do Sistema Único de Saúde no âmbito da Região de Saúde, com a finalidade de fortalecer a identidade sanitária regional, por meio do debate dos problemas comuns, da busca por soluções conjuntas, do compartilhamento de recursos, culminando na consolidação das ações e serviços de saúde ofertados à população. Após as Reuniões Ordinárias/Extraordinárias das CIRs e CIRAs os assuntos referendados em plenária são aprovados em forma de pactuações e passam a ter vigência quando homologadas na Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG. Após isso as pactuações são publicadas na Imprensa Oficial de Minas Gerais – IOF/MG, e disponibilizadas no site da SES/MG, no link da CIB para consulta (www.saude.mg.gov.br/cib).

Por Priscila Rezende