A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem se planejando para oferecer apoio à realização da Copa América 2019, que será sediada no Brasil. O primeiro jogo em Belo Horizonte será neste domingo (16/6) e já vai contar com todo a mobilização das áreas técnicas da SES-MG. As principais atividades dividem-se em três eixos: comunicação, assistência e vigilância em saúde, com o objetivo de atender as demandas decorrentes da realização de grandes eventos em Minas Gerais.

O secretário de Estado Adjunto de Saúde, Bernardo Ramos, representará a SES-MG durante o evento. Assim, caso ocorra algum incidente, haverá no estádio uma autoridade competente para acionar o plano de risco da rede estadual de saúde. “Ao longo dos últimos meses, realizamos diversas reuniões para definir o fluxo de atendimento, os hospitais de referência, identificar os contatos responsáveis em cada instituição e certificar seus planos de crise”, informou o secretário Adjunto.

Eixos temáticos

Em relação à Comunicação, foi disponibilizado o Guia do Viajante Saudável – Edição Especial Copa América, e uma cartilha com orientações aos turistas que pretendem visitar o estado durante o evento. A ação visa, ao mesmo tempo, resguardar a população mineira de novas doenças, como também assegurar que turistas não estejam sujeitos às doenças endêmicas no estado.

imagemguia

Já as Ações Assistenciais desdobram-se em duas: o alinhamento entre a SES-MG e os demais atores envolvidos, bem como a atuação na regulação durante os jogos. Para isso, foram realizadas reuniões com diversos parceiros como a BH Airport, hospitais públicos e privados, prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Conmebol e com a empresa privada responsável pela prestação de serviços médicos no estádio e nos centros de treinamento. “Durante os jogos, haverá atuação da equipe da regulação assistencial da SES/MG de plantão no estádio. Já nos demais dias, a atuação será realizada por plantão remoto da Coordenação Estadual de Regulação”, explicou Bernardo Ramos.

No âmbito da Vigilância em Saúde, foram realizadas ações de vistorias e inspeções em hotéis, nos centros de treinamento e nos ambulatórios do estádio. A inspeção de alimentos também ocorrerá antes dos jogos e na data dos mesmos, períodos em que serão realizadas vistorias nos ambulatórios e nas ambulâncias do estádio.

Em relação ao monitoramento da ocorrência de eventos de saúde pública e/ou emergências, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS MINAS) estará de plantão em tempo integral, em rede com a vigilância em saúde, assistência e laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado. O CIEVS MINAS integrará o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) nos dias de jogos.

“Com essa atuação em diferentes frentes, buscamos nos preparar para atuar de forma eficaz, respondendo com imediatismo qualquer evento adverso que possa surgir durante a realização da Copa América”, afirmou o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Bernardo Ramos. A edição 2019 da Copa América deve contar com torcedores vindos de 99 países, segundo informações publicadas pelo Comitê Organizador Local.

Outras informações estão disponíveis em: http://www.saude.mg.gov.br/viajantesaudavel

Por Ana Paula Brum