De setembro a novembro de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove os seminários macrorregionais de preparação para o período sazonal de 2024/2025 das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e oropouche). Ao todo serão 16 macrorregionais de saúde envolvidas, abrangendo os 853 municípios mineiros. Nos dias 24 e 25/9, em Uberlândia, ocorre o primeiro seminário da série, na macrorregião de Saúde Triângulo Norte que reúne as Unidades Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba, abrangendo 27 municípios.

Os seminários regionais são os desdobramentos do II Seminário Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, promovido há duas semanas (saiba mais na matéria: Minas Gerais antecipa preparação para o período sazonal de dengue e chikungunya)

O primeiro dia de evento aborda as ações preparatórias e conta com a participação dos secretários municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde, Endemias e Mobilizadores Sociais. No segundo dia, a programação é voltada para para os médicos e enfermeiros da assistência, e discute o manejo clínico (dengue, chikungunya e oropouche) e organização dos serviços de saúde. Mais de duzentas pessoas fizeram inscrições para os dois dias de programação em Uberlândia.

Foto: Lilian Cunha

Presente na condução dos trabalhos, o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, comentou sobre a antecipação das ações de gestão, vigilância, assistência e comunicação no enfrentamento às arboviroses. “O Estado de Minas Gerais está antecipando as estratégias de vigilância e preparação para uma resposta ao período sazonal das arboviroses - dengue, zika, chikungunya e a oropouche. Estamos percorrendo as 16 macrorregiões de saúde”.

O subsecretário reforçou que a SES-MG está repassando recursos financeiros para o desenvolvimento das ações localmente. “São R$ 120 milhões para custeio das ações, R$ 30 milhões para os drones que utilizam tecnologia e mais de R$ 28 milhões para a descentralização do UBV (Ultra Baixo Volume), antecipando os recursos estaduais para entregar um SUS (Sistema Único de Saúde) cada vez mais forte e resiliente para a população“, disse Prosdocimi.

Thereza Christina Griep, secretária de saúde de Araguari e presidente regional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Uberlândia, ressaltou o trabalho preventivo para evitar uma nova epidemia de dengue. “Precisamos nos antecipar para que a gente possa elaborar políticas públicas para que não tenhamos um cenário atípico, igual passamos esse ano, na região e no país. Esse é o momento em que a gente traça essas estratégias para medidas mais efetivas, para termos menos casos de arboviroses”, completou Griep.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, Elaize Maria Gomes de Paula, o combate ao mosquito ocorre o ano inteiro, mas há certos períodos estratégicos. “Estamos revisando nosso plano de contingência e olhando o que a gente precisa melhorar e trabalhar para que não tenhamos óbitos”. Ela também pontuou a importância do Seminário. “Temos que aproveitar estes dias de capacitação, como oportunidade para disseminar as informações para as nossas equipes, evitando danos para a nossa população”, completou a coordenadora.

Cenário epidemiológico

Nos 27 municípios da macrorregião de saúde Triângulo Norte, dados considerados até 16/9/2024, foram registrados 57.804 casos prováveis de dengue, desses, 54.253 casos foram confirmados, 9 óbitos estão em investigação e 37 óbitos estão confirmados para a doença. Foram notificados 11.276 casos prováveis de chikungunya, destes, 10.462 foram confirmados, há 2 óbitos em investigação e 6 estão confirmados para a doença.

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão)