O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais em breve promoverá a formação de 80 alunos-trabalhadores do SUS Minas Gerais em Técnicos em Saúde Bucal (TSB). As aulas serão ofertadas nos municípios pólos de Belo Horizonte e Governador Valadares, contemplando alunos de até 24 municípios mineiros.

» Confira a deliberação CIB-SUS/MG Nº 2.511, de 19/07/2017 

O curso será direcionado aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos serviços de saúde bucal de secretarias municipais de saúde e órgãos públicos e tem o objetivo de qualificar os alunos com competências necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, em especial, nas equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Ludmila Brito, referência técnica do curso na ESP-MG, ressalta a importância do trabalho da odontologia no âmbito da Atenção Primária à Saúde no SUS, que demanda profissionais qualificados para a composição das equipes de saúde bucal. “É evidente a necessidade de investir na formação e na qualificação de trabalhadores, de forma a contribuir para a reorganização das ações e serviços de saúde bucal, como parte fundamental da construção do SUS em Minas Gerais”, explica.

Ainda de acordo com ela, a formação em TSB, no próprio serviço, favorece a reorganização das práticas em saúde bucal por meio da construção do conhecimento via reflexões e problematizações da realidade do processo de trabalho do aluno. “Além disso, promove ao município a possibilidade de conversão de modalidade de Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família I para II, o que representa grande avanço na luta pelo alcance da integralidade e universalidade das ações de saúde no SUS”, completa.

O curso

O curso de TSB é uma oferta tradicional da ESP-MG, que nas últimas duas décadas ofertou 57 turmas, com mais 2000 alunos formados em todas as regiões do Estado.
Com carga horária total de 1300h, o curso tem duração prevista de 15 meses. Ele se dá com alternância de momentos de concentração (sala de aula) durante uma semana por mês nos municípios sede de turma e períodos de dispersão (prática supervisionada) que acontece com atividades planejadas e acompanhamento do respectivo docente (cirurgião dentista) e é realizado no local de trabalho do aluno, junto às demais atividades desempenhadas no cotidiano de trabalho do aluno.

Oferta

A próxima oferta do curso TSB inclui duas turmas com 40 vagas cada voltadas preferencialmente para trabalhadores das regiões de saúde de Betim (Região Ampliada de Saúde de Belo Horizonte) e Santa Maria do Suaçuí/São João Evangelista (Região Ampliada de Saúde de Governador Valadares), que abrangem os seguintes municípios: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade do Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Água Boa, Cantagalo, Frei Lagonegro, José Raydan, Paulistas, Peçanha, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão.

Mais informações: (31) 3295-7990 | 5409

Por Leíse Costa (ESP-MG)