Os imunizantes que serão utilizados para a Campanha de Multivacinação, organizada pelo Estado de Minas Gerais para o mês de novembro, chegaram na Central de Rede de Frio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha. O caminhão que trazia as vacinas - destinadas aos 50 municípios de abrangência da Regional - chegou à Varginha em 30/10. A distribuição aos municípios foi feita no dia seguinte, 01/11.
A Campanha Estadual de Multivacinação terá início no próximo dia 04/11 e busca, por meio da estratégia da atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes, ampliar as coberturas vacinais e aumentar a prevenção de doenças imunopreveníveis. Indivíduos com esquema vacinal em atraso e aqueles que se encontram na faixa etária de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias compõem o público alvo desta campanha, que contará com vacinas do calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente, além da vacina contra covid -19.
Para concretização da estratégia de busca de não vacinados, o Estado de Minas Gerais promove e incentiva a realização do Dia D, marcado para 23/11, com forte mobilização para sua efetivação, tendo sido pactuado em Comissão Intergestores Bipartite Estadual (CIB) para que todos os municípios estejam mobilizados naquela data. “O Dia D é um grande aliado na busca ativa, pois consegue disponibilizar a vacinação a um público que, em dias comuns, encontra dificuldades para procurar o posto de saúde e se imunizar”, afirma Poliana Pereira, referência técnica do Programa de Imunização da SRS Varginha.
A preparação dos municípios do território da SRS para a Campanha de Multivacinação foi iniciada por meio de reunião online, realizada em 23/10, onde foi realizado o alinhamento para operacionalização da campanha e do Dia D. A SRS recebeu, no dia 30/10, 49.976 doses dos imunobiológicos que integram o calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente. As vacinas contra covid-19 XBB moderna, Vacina Inativada contra a poliomielite-VIP e Vacina meningocócica C foram distribuídas aos municípios por meio da Rede de Frio Regional no dia 01/11, para que os municípios complementem as doses necessárias para a Campanha de Multivacinação. Já as demais vacinas do calendário haviam sido distribuídas no decorrer do mês de outubro, dentro da rotina de distribuição mensal de vacinas, conforme cronograma habitual de agendamento pelos municípios.
“Apesar de não compor o público alvo da campanha, como ação adicional estamos enfatizando a estratégia oportuna de busca ativa de adolescentes até 19 anos de idade não vacinados contra o HPV, para oferta de uma dose única da vacina como forma de prevenção da doença”, lembrou Poliana.
A Campanha Estadual de Multivacinação tem previsão de encerramento em 29/11, e a meta de cobertura vacinal da maioria das vacinas do calendário é de 95%. As equipes de saúde dos municípios estarão engajadas na estratégia, em especial no Dia D, para o alcance da maior cobertura de pessoas imunizadas, na região.