O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, participou, nesta quinta-feira (24/10), da abertura da 2ª edição do Feluma Summit, promovido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora dos Institutos Ciências Médicas, em parceria com o Governo Estadual, por meio da InvestMinas.
Com o tema “O futuro da saúde em Minas”, o evento, realizado no Teatro Feluma, conectou lideranças políticas, profissionais e players da saúde e da inovação, com o objetivo de fomentar e desenvolver o ecossistema de negócios no estado.
Na sua segunda edição, o Feluma Summit consolida seu papel como espaço de diálogo, aprendizado e construção de novas parcerias que poderão vir a fortalecer o ecossistema de inovação da saúde em Minas Gerais, contribuindo com avanços que impactem diretamente na qualidade de vida da população.
“Saúde digital é um tema necessário e uma questão de sobrevivência, por isso é fundamental trazer isso para o sistema de saúde público. Não teremos grandes expansões orçamentárias vinculadas à saúde, o que precisamos é ser mais eficientes para que esse recurso renda mais”, destacou Baccheretti.
O secretário de Saúde também falou sobre a criação da Rede Mineira de Dados em Saúde (RMDS).
“Com essa rede, será possível trazer um enorme leque de oportunidades de atuação em que se evite o desperdício. E, por meio de parceiros como os que estão aqui hoje e, junto com os municípios, seremos capazes de realizar essa transformação digital da saúde em Minas Gerais”, ressaltou.
O presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira, salientou que a tecnologia é fundamental, mas que precisa ser usada de forma consciente, para que não se torne algo negativo..
“Temos que ter muita garra e gana em buscar inovações, agregar novos valores tecnológicos, mas com bom senso. A tecnologia existe para nos servir, não o contrário. Vamos adiante, buscar a modernidade e agregar valor para que a população tenha mais conforto e uma vida melhor”, concluiu.
O diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas, Gustavo Garcia, apresentou a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais.
“Nossa missão é atrair grandes negócios, grandes indústrias e grandes investimentos para o Estado, para gerar empregos de qualidade e agregar valor à economia. O setor de ciências da vida é uma das nossas estratégias. De 2019 para cá, atraímos cerca de R$10,6 bilhões de investimentos nessa área, seja em biotecnologia, seja no setor de fármacos”, afirmou.
A segunda edição do Feluma Summit contou ainda com seis paineis de discussão, abordando as tendências, desafios e novas soluções tecnológicas na área da saúde.