Seis municípios do Norte de Minas estão sendo contemplados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a disponibilização de recursos superiores a R$ 2 milhões para a compra de onze veículos. O repasse está previsto nas resoluções 9.739 e 9.741, publicadas no dia 20 de setembro. Os valores são oriundos das políticas de Acesso Eletivo e de Assessoramento e Gerenciamento de Políticas Públicas.

Para a compra de ambulância e de veículo de transporte sanitário com capacidade mínima para dez pessoas e adaptado para acesso a cadeirante, estão sendo disponibilizados R$ 952,4 mil. Já para a aquisição de minivan com capacidade mínima de sete lugares e veículos de passeio com cinco lugares, estão previstos investimentos de R$ 1,1 milhão.

26.09.2024-Veículo saúde-Pedro Ricardo

Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros os municípios contemplados são: Catuti (R$ 727,7 mil); Pai Pedro (R$ 403,9 mil); Berizal (R$ 323,8 mil) e Novorizonte (R$ 160 mil).

Na área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária as localidades que receberão recursos são: Miravânia (R$ 304,8 mil) e Itacarambi (R$ 160 mil).

Os valores serão repassados pela SES-MG aos fundos municipais de saúde depois que os gestores formalizarem assinatura de termo de compromisso no Sistema de Gerenciamento de Resoluções (SigRes).

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde na SRS Montes Claros, João Alves Pereira, avalia que “os investimentos que o estado tem realizado no reforço do transporte sanitário traz benefícios diretos para o acesso de grande parte da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os de atenção especializada que estão sediados em municípios de maior porte”.

Por Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo