Importantes políticas de saúde pública de Minas Gerais, como o Valora Minas, que repassam recursos financeiros estaduais aos municípios, que até então tinham todo o processo de pagamento no Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), estão sendo descentralizadas, de forma gradual, para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs).

Nesta quarta-feira (31/7), em Uberlândia, a Diretoria de Contabilidade e Finanças, com a colaboração da Diretoria de Convênio e Resoluções, pertencentes à Superintendência de Planejamento e Finanças da SES-MG, iniciou a segunda parte do treinamento da terceira etapa do Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública para as equipes da gestão e finanças das URSs de Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba, Patos de Minas e Unaí.

Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública - Agrupamento Uberlândia

O subsecretário de Gestão e Finanças da SES-MG, Leonardo Petrus, esteve presente e comentou sobre a importância do projeto. “Começamos as capacitações em março, mas a caminhada para chegar à descentralização é longa. Este projeto está dentro do Projeto Estratégico da SES-MG, uma vez que o volume de trabalho aumenta a cada dia e o processo deve ser qualificado”.

Petrus ainda explicou como a metodologia das capacitações foi construída. “Pensamos em etapas com momentos de entendimento conforme a prática, troca de experiências e escuta para discutir a melhor forma de condução. Faz toda a diferença o olhar das pessoas que estão sendo capacitadas para entender e fazer corretamente o processo de prestação de contas”, finalizou.

O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, ressaltou a integração das equipes e a comunicação efetiva. “Ficamos felizes por ter os técnicos de cinco regionais de saúde e da Superintendência de Planejamento e Finanças nesta importante capacitação. São estas pessoas que dão suporte aos ordenadores de despesas. É uma oportunidade de aprender e multiplicar os conhecimentos, pensando que temos rotatividade e férias dos servidores, e é preciso dar continuidade ao serviço”, disse o superintendente.

Etapas do Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública
Na primeira etapa do Projeto, as URS trabalharam o cadastro das resoluções no sistema e o passo a passo com todos os procedimentos até o pagamento. Já na segunda etapa, que foi online, participaram as regionais que não puderam comparecer na etapa anterior e aquelas que ficaram com dúvidas relativas à primeira capacitação.

A terceira etapa do projeto, iniciada semana passada em Belo Horizonte, teve como tópicos a revisão do cadastro de resoluções e a revisão da programação das despesas no Sistema de Gestão de Convênios e Parcerias (Sigcon). A segunda parte da terceira etapa, consiste na abordagem do conteúdo desta capacitação que tratou do empenho, liquidação e pagamento.

Uberlândia foi a pioneira na segunda parte da terceira etapa, em que há uma programação com seis agrupamentos que contemplam todas as 28 Unidades Regionais de Saúde. As próximas oficinas ocorrem nas cidades de Alfenas, Governador Valadares, Juiz de Fora, Divinópolis e Montes Claros e estão estruturadas para serem encerradas até a primeira quinzena de setembro.

Por Lilian Cunha / Foto: Vitória Caregnato