A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou em São João del-Rei, na quinta-feira (25/7) o Seminário sobre “Desafios e Reflexões para Melhoria das Coberturas Vacinais”. O encontro foi promovido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com o apoio das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Barbacena e São João del Rei.

O evento, de caráter técnico-científico, foi voltado para profissionais de saúde das regiões de São João del-Rei e Barbacena, e contou com a participação do subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, da superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca, e outros representantes do nível central e das unidades regionais da SES-MG.

29.07.2024-Vacinação1-Patrícia Cristina Oliveira

Segundo a coordenadora do evento e líder do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG, professora doutora Fernanda Penido Matozinhos, o objetivo foi discutir sobre os desafios e estratégias na produção do conhecimento e nas diferentes formas de publicação e disseminação da temática vacinação, com o apoio de outros docentes da Escola de Enfermagem da UFMG, e das equipes da SES-MG (nível central e regionais de saúde).

De acordo com a superintendente, Janaína Fonseca, esse seminário foi mais um importante evento realizado em parceria com a UFMG, fruto do Projeto de Aumento de Coberturas Vacinais, que tem trazido diversos resultados positivos para a melhoria dos processos de trabalho de imunização em Minas Gerais.

29.07.2024-Vacinação2-Patrícia Cristina Oliveira

Janaína explicou que, contando com a presença de diversos profissionais dos municípios e Unidades Regionais de Saúde, “este evento teve o intuito de construir saberes sobre a vacinação, bem como apresentar os resultados no aumento de coberturas vacinais a partir das ações conjuntas e articuladas nos territórios. Essa parceria com a UFMG é um exemplo bem sucedido da integração ensino-serviço, que tem impactado de forma positiva no aumento de coberturas vacinais e na proteção da nossa população", completou.

Para a professora da UFMG, Fernanda Penido, o evento também teve o intuito de abordar sobre a classificação de risco para transmissão de doenças preveníveis por vacinação no Brasil e Minas Gerais, pré e pós projeto pesquisa-intervenção de aumento de coberturas vacinais. “Além disso, refletiremos, junto à comunidade científica, sobre estratégias para melhorar a cobertura vacinal em Minas Gerais e, consequentemente, Brasil”, explicou.

29.07.2024-Vacinação3-Patrícia Cristina Oliveira

A programação do seminário teve como temas: cenário das coberturas vacinais em Minas Gerais e no Brasil; bases teóricas dos calendários do Sistema Único de Saúde (SUS); projeto para melhoria das coberturas vacinais em Minas Gerais; trabalhos para a melhoria da cobertura vacinal nos municípios das regiões das Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei apresentados pelas referências técnicas de Imunização das respectivas URSs, Ana Cristina Lima e Luciano Alves; e apresentações de experiências exitosas de municípios da região.

“Serviço e academia unindo forças e saberes, novamente. Essa é uma oportunidade de agregar pesquisa, ensino, extensão, difusão do conhecimento, mobilização social e muito mais. Que possamos discutir, juntos, em estratégias para transpor as barreiras de comunicação, buscando uma comunicação científica de fácil acesso e compreensão social. Não estaríamos aqui, saudáveis, para essa discussão compartilhada se não fosse a eficácia das vacinas”, destacou Fernanda Penido.

Cursos
Além do seminário, foram realizados em São João del-Rei, nos dias 23 e 24 de junho, os cursos “Boas Práticas para os Profissionais de Enfermagem que Atuam nas Salas de Vacina” e “Boas Práticas de Vacinação para Agentes Comunitários de Saúde”.

Os cursos visaram promover a melhoria das coberturas vacinais e discutir as coberturas, vacinação, boas práticas de vacinação e salas de vacina. Participaram do treinamento 36 enfermeiros e 36 agentes de saúde de toda a microrregião de Saúde de São João del-Rei. O primeiro curso foi destinado aos enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde e salas de vacina da Atenção Primária à Saúde. Já o segundo foi voltado para os agentes de saúde ligados às equipes desses enfermeiros.

Por Priscila Rezende / Fotos: Patrícia Cristina - GRS São João del-Rei