Com o objetivo de atender demandas de 16 municípios que, juntos, possuem população superior a 199,4 mil habitantes, as microrregiões de saúde de Salinas e Taiobeiras passam a contar a partir de junho com serviço habilitado de atenção ambulatorial especializado em doença renal crônica nos estágios 4 e 5. O processo de habilitação foi iniciado em 2022, quando a Secretaria de Saúde de Salinas formalizou na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros a solicitação para que o trabalho seja executado pela Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, sediada em Montes Claros.

Depois de ser aprovado em reuniões das Comissões Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), nos níveis regional e estadual, o processo foi encaminhado ao Ministério da Saúde e homologado no dia 14 de junho deste ano, por meio da Portaria 734.
A Secretaria de Saúde de Salinas entende que “a habilitação do serviço de atenção especializada no estágio pré-dialítico viabiliza o atendimento de estágios iniciais da doença renal crônica, evitando que os mesmos evoluam para situações mais graves, além de possibilitar uma melhor assistência à população das duas microrregiões”.

Entre os municípios que terão pacientes atendidos pelo serviço de atenção ambulatorial especializado estão: Berizal; Curral de Dentro; Fruta de Leite; Indaiabira; Montezuma; Ninheira; Novorizonte; Padre Carvalho; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; Santa Cruz de Salinas; Santo Antônio do Retiro; São João do Paraíso; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Com o serviço habilitado junto ao Ministério da Saúde, por ano serão investidos mais de R$ 34,8 mil para a manutenção dos atendimentos, além de aporte de recursos por parte da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Para isso, será mantida equipe assistencial composta por médicos; enfermeira, psicólogo, nutricionista, assistente social e vinte técnicos de enfermagem.

O serviço funcionará 24 horas por dia, com utilização de 28 máquinas de hemodiálise e duas de reserva. A previsão inicial é de que sejam atendidos 120 pacientes. O Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, sediado em Salinas, será retaguarda para o atendimento de pacientes em caso de emergência.

O coordenador de atenção à saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira entende que a implantação do serviço ambulatorial especializado em Salinas constitui medida importante “uma vez que a atenção a pacientes que necessitam de diálise já é realizado em serviços de nefrologia nas microrregiões de Salinas e Taiobeiras. Nesse sentido, compete à atenção especializada, dentre outras funções, realizar a atenção ambulatorial e hospitalar aos portadores de doença renal crônica; realizar o matriciamento junto aos serviços de atenção básica, como coordenadora do cuidado, além de diagnosticar a necessidade e confeccionar a fístula arteriovenosa ou implante de cateter”.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que a habilitação do serviço ambulatorial especializado em Salinas “constitui importante avanço para o fortalecimento das microrregiões de saúde do Norte de Minas, facilitando o acesso da população aos atendimentos, sem necessidade de deslocamentos a longas distâncias o que, consequentemente, proporciona melhor qualidade de vida e de assistência”.

TRATAMENTO

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. Ela pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Além de eliminar resíduos e líquidos do organismo, os rins executam outras funções importantes. Entre elas, regulam a água do organismo e outros elementos químicos do sangue como o sódio, o potássio, o fósforo e o cálcio; eliminam medicamentos e toxinas introduzidos no organismo e liberam hormônios no sangue que regulam a pressão sanguínea, fortalecem os ossos e fabricam as células vermelhas do sangue.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas graves até que a insuficiência renal esteja avançada. Porém, o paciente pode observar que se sente mais cansado e com menos energia; com dificuldade para se concentrar; está com o apetite reduzido; sente dificuldade para dormir; sente cãibras à noite; está com os pés e tornozelos inchados; apresenta inchaço ao redor dos olhos, especialmente pela manhã; está com a pele seca e irritada; urina com mais frequência, especialmente à noite.

O coordenador de atenção à saúde da SRS, João Alves, explica que “o tratamento é realizado por meio de orientações importantes, medicamentos e dieta, visando conservar a função dos rins que já têm perda crônica e irreversível, tentando evitar, o máximo possível, o início da diálise. Esse tratamento é realizado para substituir algumas das funções dos rins, ou seja, retirar as toxinas e o excesso de água e sais minerais do organismo”.

O transplante renal é outra opção. Nesse tratamento o paciente tem que fazer uso de medicações que inibem a reação do organismo contra organismos estranhos, neste caso o rim de outra pessoa. Com a realização de transplante o paciente precisará de acompanhamento médico contínuo.

Por Pedro Ricardo / Foto: SMS/Salinas