“Vários olhares, uma só missão: cuidar” - este foi o tema do 1º Seminário da Equipe Multidisciplinar, promovido pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Teófilo Otoni, na última sexta-feira, 2 de junho, na instituição de ensino Alfa Unipac, em Teófilo Otoni. Na ocasião, a equipe multidisciplinar que trabalha diretamente com a assistência dentro do CEAE apresentou o funcionamento de cada especialidade oferecida pelo centro.

A gerente da pasta, Jakeline Salim, explicou que o objetivo da ação é fortalecer a rede de cuidados dos pacientes classificados como alto grau de risco, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “O que estamos propondo é uma reflexão sobre como melhorar essa assistência, de forma a garantir a continuidade do tratamento dentro da rede, fazendo valer o Plano de Cuidados elaborado pelo CEAE para cada paciente”, pontuou Jakeline.

A Resolução 6946 de dezembro de 2019, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), descreve o Plano de Cuidados como sendo o conjunto de propostas terapêuticas elaboradas a partir da avaliação clínica multiprofissional e interdisciplinar.

Na prática, quando o usuário é encaminhado para o CEAE, passa por uma avaliação realizada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social e farmacêutico. Após a avaliação, é elaborado um Plano de Cuidado Individualizado, que tem condutas e recomendações para o tratamento.

Esse plano é revisto periodicamente, conforme necessidade clínica, e compartilhado com a Atenção Primária de origem do usuário, para acompanhamento conjunto da assistência. “O papel do CEAE é estabilizar a situação de saúde agravante do paciente de alto grau de risco, que após receber alta, será redirecionado à Atenção Primária, que dará continuidade ao tratamento conforme o plano de cuidado”, explicou Jakeline.

Foto: Déborah Ramos Goecking

Participaram do evento profissionais da atenção primária dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência do CEAE de Teófilo Otoni.

CEAE

O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) consiste na oferta de serviços de saúde ambulatoriais especializados, organizados de acordo com as linhas de cuidados materno-infantil e saúde da mulher, com ênfase na propedêutica de prevenção de câncer de colo de útero, mama e urologia, Hipertensão Arterial Sistêmica e diabetes Mellitus.

O acesso aos CEASs é regulado exclusivamente por meio da Atenção Primária (ou seja, as unidades básicas de saúde) mediante avaliação da situação de saúde do usuário, conforme critérios estabelecidos pela Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A referência técnica do serviço especializado da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Deyse Daniela Rosa, explica que o Estado de Minas Gerais repassa anualmente um incentivo financeiro para manutenção do serviço especializado, visando a melhoria das condições e da qualidade do serviço prestado à população alvo. “As Unidades Regionais de Saúde têm o papel de orientar a adequada aplicação desse recurso e a organização do serviço, além de monitorar os indicadores assistenciais do centro e orientar os municípios sobre os critérios de encaminhamento de pacientes para o CEAE”, explicou Deyse.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão