Tendo como indicador para aplicação adequada de recursos de custeio o percentual de contribuição para a resolubilidade observada nas especialidades de alta e média complexidade em saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R$ 6,6 milhões ao Hospital Dilson Godinho, sediado em Montes Claros. Os recursos estão previstos na Resolução 8.787, publicada dia 30 de maio, e são destinados à implantação da Política de Atenção Hospitalar – Valor em Saúde.

Para 13 instituições de saúde do Estado a SES-MG prevê repasse de mais de R$ 15,7 milhões. No caso do Hospital Dilson Godinho, na condição de instituição que atende demandas da macrorregião de Saúde Norte, o percentual de aumento da contribuição para a resolubilidade nas especialidades de alta complexidade será de 15,79%. Entre os procedimentos definidos para as instituições que atendem demandas de alta complexidade estão trauma, ortopedia, gestação de alto risco, cirurgia oncológica, neurologia e cardiologia.

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “o prazo para a aplicação dos recursos será de, no máximo, 36 meses. Porém, a alocação dos recursos para os fundos municipais de saúde está condicionada a atualização documental no Cadastro Geral de Convenentes (CAGEC)”, disse o coordenador. “Além disso, os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo vedado o pagamento de despesas com pessoal, aquisição de equipamentos e de materiais permanentes”, concluiu.

A instituição

Desde 2006 o Hospital é administrado pela Fundação Dilson de Quadros Godinho, criada em 1995. Além de usuários do Norte de Minas, atende demandas de pacientes oriundos dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Sul da Bahia.

Com previsão de, até dezembro deste ano, ampliar de 119 para 200 o número de leitos públicos e privados, o Hospital Dilson Godinho é referência em alta complexidade nas especialidades de oncologia, nefrologia e cardiologia.

Equipe médica do Hospital Dilson Godinho - Foto: Ascom Hospital Dilson Godinho

Por Pedro Ricardo