Desde o ano de 2022, o Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, tem orientado os municípios de sua área de atuação, por meio de oficinas, quanto ao cumprimento de indicadores a serem trabalhados, relativos às coberturas vacinais. A ação integra o projeto "Estratégias para o aumento das coberturas vacinais em crianças menores de 2 anos de idade em Minas Gerais, Brasil: Uma Pesquisa-Ação”, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernanda Penido Matozinhos. 

Os indicadores previstos no projeto são: realização de ações de sensibilização para os profissionais envolvidos com a vacinação; realização de supervisões em salas de vacina; realização de ações de vacinação fora da rotina; realização de busca ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do cartão de vacinação de crianças menores de 2 anos no seu território de abrangência; atualização do cartão de vacinas de todas as crianças menores de 2 anos que estão com pelo menos uma das vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação em atraso; alcance da meta de coberturas vacinais para menores de 1 ano; alcance de meta de coberturas vacinais para menores de 2 anos; e realização de reuniões de equipe.

Conforme explicou a referência técnica em Imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Ponte Nova, Sandra Ribas, com os dados em mãos, foi possível passar à fase de monitoramento, realizada no final de maio e início de junho, com encontros por município a fim de identificar as ações previstas e o alcance de resultados. “Foi uma estratégia elaborada em conjunto com a Coordenação de Vigilância em Saúde, para conhecermos a realidade de cada município e seus dificultadores, e propor melhorias. Sabemos que há uma série de fatores que contribuem para o não alcance de resultados, como falta de mão de obra, rotatividade de profissionais de imunização, dificuldade na leitura de dados e inabilidade com os sistemas de informação, entre outros. Por isso pensamos nessa abordagem mais individualizada, de forma a auxiliá-los no aprimoramento do processo”, relatou Sandra. 

Foto: Tarsis Murad

A referência técnica em Imunização do município de Ponte Nova, Dayana Cristina Barbosa Martins Barsante, participou da reunião de monitoramento em 2 de junho, e relatou ter sido um momento de grande aprendizado. “Foi possível analisar os indicadores e elaborar estratégias para melhor o alcance das metas por parte do município. Entre as ações pensadas, está a intensificação da busca ativa das crianças menores de 2 anos e a conscientização da população acerca da importância da vacinação”, frisou Dayana. 

 

Capacitação

Antecedendo os encontros individuais de monitoramento, o setor de Imunização do Nuvepi realizou, em 19 de maio, em sua sede, reunião de alinhamento para monitoramento de indicadores. Estiveram presentes coordenadores municipais de Imunização e técnicos responsáveis pelas salas de vacina dos municípios da área da SRS Ponte Nova para apresentação de coberturas vacinais, especificações do Gamov, retrospectiva de 2022 e introdução da nova estratégia.

Por Tarsis Murad